Ouça agora

Haroldo Bontempo e João Donato lançam música em parceria inédita

Cantor e compositor mineiro compôs e gravou com seu grande ídolo pouco antes de sua partida

Por O TEMPO ENTRETENIMENTO
Publicado em 09 de novembro de 2023 | 18:53
 
 
 
normal

Em junho de 2022, João Donato e Jards Macalé rumaram a Belo Horizonte para fazer o show do disco feito em conjunto, Síntese do Lance, na Autêntica, aclamada casa de shows da cidade. A histórica noite, última apresentação de João Donato na capital mineira, foi também um momento de diálogo entre gerações da música brasileira. Antes da apresentação de Jards e João, um jovem compositor de bossa nova fez o show de abertura, lançando seu segundo álbum, que também leva seu nome, Haroldo Bontempo.

Haroldo tem 25 anos e iniciou sua carreira na música em 2017, com o EP Turbulência, de seu primeiro projeto, o elogiado quarteto de rock experimental Mineiros da Lua. No início de 2020, estimulado por amigos a gravar suas canções próprias que não entraram no repertório da banda, lançou seu primeiro álbum solo, Músicas Para Travessia, um trabalho intimista e cheio de sentimento, inspirado, principalmente, na bossa nova e no samba. Com uma resposta positiva de amigos, conhecidos e estranhos em relação ao álbum, Haroldo então resolve seguir a carreira solo e lança em 2022 seu segundo álbum, homônimo, com maior zelo, arranjos e ainda mais sentimento.

Na noite de seu lançamento, ocasião que dividiu o palco com os dois ídolos e figurões da MPB (João Donato e Jards Macalé), Haroldo apresentou à Donato, durante a passagem de som, uma progressão de acordes com melodia feitas inspiradas no disco Quem é Quem, lançado por Donato em 1973. O músico gostou do som, mas sentiu que faltava algo, então se propôs, ele próprio, a fazer uma segunda parte, selando assim uma composição em parceria. Os dois se reuniram novamente no final de Abril de 2023, no Rio de Janeiro, juntos aos renomados músicos José Arimatéa, Luiz Alves, Ricardo Pontes e Robertinho Silva para gravar Risada, que foi finalizada em Belo Horizonte, com Bernardo Bauer e Felipe D’Angelo (Moons).

“Foi muito significativo ter este aval de Donato, um momento de afirmação e emoção muito forte. João Donato propor fazer uma segunda parte de uma canção que eu estava compondo foi uma prova, para mim, da qualidade do meu trabalho” afirma Haroldo. A música é uma bossa nova ensolarada e envolvente, que carrega consigo o ritmo contagiante, característico da obra de João Donato, com guitarras modulantes do indie rock e as nuances da nova MPB de Haroldo Bontempo. Uma canção alegre e meditativa que projeta imagens de alegria no amanhã para vencer o cansaço e a tristeza do hoje.

Ouça agora:

A canção, que faz parte de um EP previsto para o ano que vem (2024), no qual Haroldo projeta o Indie Brasileiro e a Nova MPB com uma pegada mais forte da bossa nova, é a primeira música de João Donato lançada após seu último álbum de inéditas, Serotonina, e portanto seu primeiro lançamento póstumo, se tratando de composições próprias. Sobre isso, Haroldo lamenta: “É uma tristeza que não cabe em mim saber que Donato nunca ouviu a música finalizada, mas também é uma honra estar ao seu lado em uma última risada dele nesse mundo. Seu riso era contagiante…’’, disse.

"Risada", fala sobre reagir a tristeza e compor energias, visualizando um amanhã prazeroso, e sela uma parceria um tanto quanto significativa, de um lado a primeira geração da Bossa Nova, de outro, a mais recente. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!