Literatura

Histórias contadas ao filho inspiram novo livro infantil de José Roberto Torero

Com ilustrações de Ivo Minkovicius, 'Castelos' está em pré-venda na plataforma Catarse até 7 de dezembro

Por Bruno Mateus
Publicado em 23 de novembro de 2021 | 13:54
 
 
 
normal

“Castelos”, novo livro infantil do escritor, cineasta, roteirista e jornalista José Roberto Torero, nasceu das histórias que ele contava para o filho Matias. “Toda noite ele pedia que eu lhe contasse uma história de castelo antes de dormir. Às vezes duas. De vez em quando, três. Comecei a gostar tanto delas que passei a anotá-las. E depois mandei algumas para o Ivo Minkovicius, que é formado em arquitetura e ilustrador de livros infantis, ou seja, o cara perfeito para este livro”, pontua Torero.

O título entrou em pré-venda na plataforma Catarse e segue em campanha de financiamento até 7 de dezembro. “Castelos” é o primeiro livro infantil da editora do escritor, a Padaria de Livros, tem 64 páginas coloridas e chegará às casas dos leitores antes do Natal, autografado por Torero e pelo ilustrador Minkovicius. O valor arrecadado no Catarse será utilizado para cobrir taxas, direitos autorais, impressão das ilustrações, o envio dos livros. Se a campanha for finalizada com sucesso, uma nova edição de “Castelos” será impressa. “Um detalhe bacana do projeto é que a cada 10 livros vendidos doaremos um para bibliotecas públicas ou comunitárias”, avisa José Roberto Torero.

Sobre a obra, o jornalista faz um parênteses. “Castelos”, ele ressalta, não é um livro sobre castelos comuns. As fortalezas, nas páginas de Torero e Minkovicius, tons lúdicos e fantasia, são feitas de doces, árvores, areia, rabanetes, ossos, vidro e livros.

“Tem um castelo com muros tão altos que raspam nas nuvens e outro que está afundando; tem um que é puxado por elefantes e outro que voa; tem um que é cabeludo e outro que é transparente”, diz o escritor, que acaba trazendo diversos assuntos para o livro, como medo, guerra, solidão, amor, poder e lar. “É que falando de castelos, a gente pode falar de tudo. E as crianças vão entender. Talvez até os adultos”, finaliza José Roberto Torero.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!