Premiação

Livro mineiro ganha prêmio internacional considerado o Oscar da gastronomia

'Fazenda de Minas, Raízes de Portugal', de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, venceu uma das categorias do Gourmand Awards

Por Renato Lombardi
Publicado em 07 de junho de 2022 | 18:34
 
 
 
normal

Parceiros de longa data, Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção ganharam o Gourmand Awards - a mais importante premiação de livros de gastronomia do mundo - com o livro “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal”, lançado em dezembro de 2021. O anúncio foi feito no último sábado e consagrou a obra que conta a história de 12 fazendas em Minas Gerais com origens portuguesas e que reúne, além de fotografias inéditas, deliciosas receitas feitas nesses lugares. Essa é a segunda vez que um trabalho da dupla conquista o primeiro lugar no prêmio, considerado o Oscar da literatura de gastronomia.

“Minhas pernas bambearam de novo, porque é um reconhecimento muito grande. Amo Minas Gerais”, comemora Patrícia. “Neste ano não foi possível ir e lamentamos isso”, conta Clesio, referindo-se à cerimônia da 27ª edição do Gourmand Awards, realizada neste ano na Suécia. “Mas tivemos a grata surpresa de ganhar, foi uma grande emoção”, vibra o autor.

De acordo com Clesio, “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal” é o sexto livro com temática de fazenda que ele e Patrícia desenvolveram juntos. Neste ano, a obra venceu na categoria “Portugueses”, porém, em 2015, a dupla ficou em primeiro lugar na categoria “Cheese-Milk" com o livro “Minas Gerais: Fazendas e Sabores do Leite”. 

“Nosso objetivo principal é levar um pouco de Minas Gerais para fora, e esse prêmio é o reconhecimento do nosso objetivo de levar essa riqueza da cultura mineira além das montanhas do Estado”, afirma o autor. “O livro é uma forma de deixar registrado uma cultura tão forte como a nossa”, complementa. Patrícia concorda com o parceiro de trabalho e acrescenta: “Amo Minas Gerais, é um Estado diferenciado e lindo de se ver. Nossa ideia é que mais pessoas conheçam, cada vez mais, a nossa Minas Gerais”.

 

Pé na estrada atrás das histórias

“Fazenda de Minas, Raízes de Portugal” foi lançado em dezembro de 2021. Clesio Barbosa conta que foram dois anos e sete meses trabalhando na obra. “Isso porque tivemos uma pandemia, e isso foi um grande desafio. Afinal, viajar para as fazendas era algo muito arriscado. Nos outros livros foram cerca de um ano e meio, dois anos de trabalho”, pontua o autor.

Clesio se define uma pessoa muito curiosa e que sempre busca “a origem das coisas”. Quando surgiu a ideia de retratar a influência portuguesa em Minas Gerais, a ideia foi visitar esses lugares. Ao todo, foram 12 fazendas no Estado que são retratadas em “Fazenda de Minas, Raízes de Portugal”. “Os proprietários dessas fazendas são descendentes de portugueses. O intuito era mostrar como surgiu a influência do país europeu aqui, e o livro conta isso, desde a chegada desses imigrantes, o surgimento dessas fazendas”, explica. 

Ele ressalta um critério importante na seleção dessas fazendas. “A gente procurou lugares que produzam coisas que também são feitas em Portugal. Tem uma fazenda em Minas que tem uma vinícola; Portugal tem uma tradição muito grande de vinhos. Tem também azeites, batata, milho…”, exemplifica Clesio. “Das 12 fazendas, o único produto que Portugal não produz é o café, mas eu encerro o livro com esse ingrediente porque não dá pra ficar de fora. A gente encerra o livro como se encerra uma refeição, com um bom cafezinho mineiro”, ressalta o autor.

O prêmio Gourmand Awards

Gourmand Awards chegou à 27ª edição em 2022 e contou com 1.558 títulos inscritos de 227 países. Assim como o Oscar de Hollywood, existem várias categorias, e uma equipe seleciona as obras. A cada ano a cerimônia acontece em uma cidade diferente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!