Literatura

Livro sobre brasileiro visionário será lançado amanhã na Livraria da Rua

'Victor Dequech e a Expedição Urucumacuan' traz a trajetória do o engenheiro e geólogo e reverencia sua memória

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 12 de abril de 2024 | 10:10
 
 
 
normal

O Brasil tem histórias fascinantes e muitas delas são desconhecidas do grande público. Um livro que será lançado neste sábado (13), na Livraria da Rua, na Savassi, traz a trajetória de um brasileiro visionário: o engenheiro e geólogo paranaense Victor Dequech.
 
A obra "Victor Dequech e a Expedição Urucumacuan – A história de um brasileiro visionário" conta a saga e reverencia a memória de Dequech desde a chegada dos pais libaneses para o sul do Brasil, passa pela Expedição Urucumacuan, na selva Amazônica, e se consolida com a criação da Geosol, considerada atualmente uma das grandes empresas do mundo do setor de sondagem e prospecção geológica.
 
Minas Gerais entrou no destino dele quando Victor Dequech ingressou na Escola de Minas de Ouro Preto, onde se formou como engenheiro de minas e civil. Já formado, ele iniciou sua carreira profissional como geólogo no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), órgão ligado ao Ministério da Agricultura no governo Getúlio Vargas.
 
 
Com apenas 25 anos, ele não perdeu a oportunidade de participar da Expedição Urucumacuan, grande aventura de sua vida na Amazônia.
 
O livro é  uma iniciativa da filha, Moema Dequech, que assina o prefácio e ficou com a guarda da documentação deixada pelo pai, falecido aos 95 anos, como várias caixas contendo um vasto material: diários de viagem, relatórios para o DNPM, mapas, fotos, entrevistas, telegramas trocados durante a expedição, artigos que escreveu sobre esse período, entre 1941-1943.
 
 
 
De acordo com a publicação - que tem texto final do jornalista e escritor mineiro José Eduardo Gonçalves -  havia uma lenda de que Urucumacuan seria o Eldorado Amazônico no qual o então General Cândido Rondon pensara encontrar nos primeiros anos do século, quando ali se embrenhara para instalar linhas de telégrafo que ligavam o Brasil a Mato Grosso e ao norte do país.
 
Segundo a lenda, a região onde, futuramente seria o estado de Rondônia - justamente em homenagem a Rondon - guardava jazidas de ouro, protegidas pela floresta e seus povos originários. A expectativa era que o ouro encontrado poderia pagar a dívida externa brasileira.
 
Nessa busca, que durou dois anos, e se revelou infrutífera, Dequech conviveu com tribos indígenas ainda intocadas pela civilização e enfrentou muitos desafios: a densidade da selva, comunicação ineficiente da época, alimentação exótica, animais perigosos, além das dificuldades para conduzir trabalhadores e equipamentos de pesquisa através dos rios encachoeirados e dos “colchões de capim”, que dificultavam a navegação. 
 
Com 304 páginas, e em capa dura, o livro se destaca pelo belo design gráfico e registro de fotos de época em preto e branco. A renda obtida com o lançamento do livro será revertida para o Lar dos Meninos São Vicente de Paulo.
 
 
 
 
Victor Dequech e a Expedição Urucumacuan – a história de um brasileiro visionário
 
Serviço
Lançamento: Sábado (13/4, das 12h às 14h)
Livraria da Rua ( Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi)
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!