autismo

Longa “Meu amigo Lorenzo”, do premiado André Luiz Oliveira, faz estreia em BH

Filme é vencedor do Prêmio de Melhor Longa-metragem pelo público do Festival Primavera do Cine, de Vigo, na Galícia; Novo e comovente filme do diretor entra em cartaz em BH no dia 11 de abril, no UNA Cine Belas Artes

Por FM O TEMPO
Publicado em 09 de abril de 2024 | 20:45
 
 
 
normal

Uma criança especial, uma musicoterapeuta, um cineasta/músico, um encontro inesperado. Um filme que reflete sobre o poder da música e do acolhimento como ferramentas para a expressão mais profunda da personalidade de uma criança com autismo.

Um filme sobre empatia, amizade, afeto. Assim é “Meu amigo Lorenzo”, novo longa-metragem do premiado cineasta e músico André Luiz Oliveira. Tudo começou num encontro em um “setting” de musicoterapia (ambiente especial onde o atendimento acontece), quando cineasta foi convidado pela musicoterapeuta Clarisse Prestes para registrar as sessões terapêuticas de uma criança autista.

O filme abre temporadas a partir do dia 11 de abril nas cidades de Belo Horizonte (UNA Cine Belas Artes), Porto Alegre e São Paulo, e em Salvador e Rio de Janeiro, a partir do dia 18 de abril. Em Belo Horizonte, acontecerá ainda um bate papo aberto ao público com a musicoterapeuta Clarisse Prestes, no dia 15, às 19h.

A empatia entre o cineasta/músico e a criança foi imediata. Dessa maneira, teve início um processo de 15 anos de filmagens e o nascimento de uma amizade musical onde o amor foi o caminho para o desenvolvimento da personalidade artística da criança. Ao longo de 96 minutos, o público é convidado a conhecer um relato intimista desta história baseada em acolhimento, música e afeto.

Prêmio

“Meu amigo Lorenzo” chegou às telas em pré-estreia no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, no Cine Cultura Liberty Mall, com o aval do público da Galícia, que o escolheu como Melhor Longa-metragem no festival Primavera do Cine de 2023, de Vigo. 

“Meu amigo Lorenzo” é o registro de uma vida. O filme acompanha o desenvolvimento de Lorenzo Barreto, desde quando era uma criança até mais recentemente. Diz o diretor: “Percebi que ele tinha imensas qualidades musicais e enormes dificuldades psicomotoras. Isso teve um grande impacto sobre mim. Quando nos conhecemos, Lorenzo tinha 4 anos e não parei de filmá-lo até os 19. Sem nenhuma ideia do que iria fazer, muito menos que resultaria num filme de longa-metragem”, revela André Luiz.

Para o cineasta, os encontros com Lorenzo sempre foram extremamente valiosos para ele, assim como importantes para o desenvolvimento estrutural da criança. “A música que flui através dele vem de uma região muito profunda do seu ser e é como o ar que respira. Tocar com ele, ouvi-lo e ser ouvido por ele foi e continua sendo extremamente prazeroso, luminoso, desafiador”.

“Meu amigo Lorenzo” foi premiado no FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, para a finalização da obra, via Arranjos Regionais/FSA. Em 2022, participou das Rodadas de Negócios do DocSp e do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Além de entrar em cartaz no circuito Cine Cultura Liberty Mall e no Espaço Itaú, o filme será exibido gratuitamente, em diferentes regiões administrativas.

Longa-metragem “Meu amigo Lorenzo”

Estreia em Belo Horizonte
Dia 11 de abril, quinta
UNA Cine Belas Artes Rua Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes, BH/MG
Informações e valores aqui.

Bate-papo com a musicoterapeuta Clarisse Prestes

Dia 15 de abril, às 19h (gratuito)
Mais informações sobre o filme aqui.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!