Exposição

Carrancas de Mestre Orlando e Paulo Narazeth

Obras do professor e do discípulo são expostas em conjunto na Funarte em mostra sobre origem

Por Laura Maria
Publicado em 14 de março de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Um discípulo, por mais que alcance mais sucesso que seu mestre, não pode nunca se esquecer de suas origens e de onde aprendeu seu legado. Esse é o ponto de partida da exposição “Malungo – Irmãos de Barco”, que reúne obras dos artistas mineiros Mestre Orlando e Paulo Narazeth, que pode ser visitada a partir desta terça-feira (14), na Funarte. De acordo com o curadora da exposição, Luciana de Oliveira, o foco da mostra está na relação entre aluno e mestre que ambos tinham.

“O Paulo tem posições muito diferentes do Mestre Orlando. Hoje ele é reconhecido internacionalmente por sua arte contemporânea, enquanto o mestre por sua arte popular. O que não pode acontecer é que o artista leve toda a fama, transformando o artesanato em alta cultura. Por isso, propus esse encontro”, diz Luciana.

Na exposição, estarão dispostas cerca de 30 obras do Mestre Orlando, falecido em 2003, que trabalhou durante toda sua vida com entalhe em madeira. Já Paulo Nazareth, que foi aluno do Mestre em 1990, em Belo Horizonte, apresentará cerca de 50 obras que reúnem objetos, panfletos e fotografias.

Além da ligação entre mestre e aluno, Luciana conta que a migração esteve presente na vida de ambos: Paulo Nazareth saiu de Governador Valadares para Belo Horizonte, e Mestre Orlando veio da Bahia para a capital mineira.

“O título foi inspirado num texto da Izabel Casimira, Rainha Conga de Minas Gerais, que fala sobre a figura do malungo, palavra de origem africana que, nos navios negreiros, fazia o papel de irmão para formar uma corrente de solidariedade para as famílias que se separaram na África”, afirma Luciana, ao explicar que o universo afro-brasileiro sempre esteve presente na vida de ambos artistas.

 

Agenda

O quê. Exposição “Malungo – Irmãos de Barco”
Quando. A partir desta terça-feira (14), às 14h
Onde. Funarte (rua Januária, 68, centro)
Quanto. Entrada gratuita

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!