O caminho que resultou no filme “Não Sei Qual Cidade se Passa aos Olhos Dele”, de Thaís Inácio, não foi, digamos assim, tradicional. A ideia era produzir um curta para servir de suporte a uma montagem teatral – mas o que a equipe encontrou pelo caminho acabou gerando um longa, que será apresentado pela primeira vez na capital mineira neste domingo (1º), às 17h, no MIS Santa Tereza. O evento também marca a abertura da exposição “Ilídia”, de Paula Melo, e terá roda de conversa com o multiartista Evandro Passos.
A montagem multimídia era “Áurea, a Lei da Velha Senhora”, da Cia Banquete Cultural. Intitulado “Negrinho”, o curta seria protagonizado por João Mendonça, filho do roteirista Jean Mendonça, e então com 5 anos. Já a locação escolhida (por sugestão de Evandro Passos) foi o Quilombo de Vila Nova, que deu origem a São Gonçalo do Rio das Pedras.
De modo a fazer com que o filho, habituado a viver em uma metrópole, o Rio de Janeiro, estivesse integrado à comunidade de Vila Nova antes das filmagens propriamente ditas, Jean rumou para lá dias antes. “O João é um garoto mais introspectivo, por isso a ideia de nos habituarmos ao tempo da cidade, que é outro. E quando o resto da equipe chegou, João já entrava e saía da casa da matriarca, a centenária Dona Ilídia”, rememora Jean. Mas não foi só o garoto a se encantar. “Todos nós ficamos admirados pelo afeto que a comunidade nos ofereceu”. Sendo assim, quando a trupe voltou à vila à cata de mais imagens, ainda para o curta, os locais “já faziam parte da nossa vida”. “E o que captamos era tão rico que, além do documentário, sobrou material suficiente para mais umas quatro horas de filme. Burilando, ficamos com muita dor no coração de ter que abrir mão de tanta coisa”, admite Jean. O filme perpassa temas como família, afeto, conflito de gerações e matriarcado. Uma curiosidade é que o conflito especificado surgiu espontaneamente, quando João, reticente diante de alguns pedidos da direção, foi instado a opinar sobre os rumos da história. Além dos nomes já citados, o filme traz, no elenco, Sergio Pererê, Cláudia Barbot e Marcus Liberato.
Evento
O quê. Exibição do filme, exposição fotográfica e roda de conversa.
Onde. MIS (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).
Quando. Domingo (1°), 17h.
Quanto. Evento gratuito.