MAGAZINE

Daniela Mercury volta às origens em "Balé Mulato"

<p></p>

Por MILTON LUIZ
Publicado em 20 de novembro de 2005 | 21:54
 
 
 
normal

Daniela Mercury, 40, levou ao extremo a incursão pela eletrônica no CD "Carnaval Eletrônico", lançado ano passado. Em agosto deste ano, visitou, com acento jazzístico, obrasprimas da música brasileira no CD e DVD "Clássicas", gravado ao vivo no Bourbon Street, em São Paulo. Com ele, a intérprete voltou ao tempos de crooner, quando cantava nos bares de Salvador (BA).

Infelizmente, os dois fracassaram comercialmente. Agora, quase ao final do ano, Daniela evita se arriscar, aposta no certo (mas com qualidade) e acerta ao lançar o ótimo "Balé Mulato" (EMI), disco que remete às suas origens e lembra o cultuado "Arroz com Feijão" (1996).

Com direito à tratamento gráfico primoroso (as fotos do encarte são de Mário Cravo Neto, com a baiana posando ao lado da Escola de Samba Beija- Flor) e produção a seis mãos (a cantora divide a tarefa com Ramiro Musotto e Alê Siqueira), "Balé Mulato" é calcado basicamente em inéditas, num caldeirão rítmico que passa pelo samba- reggae, pela música pop, pelo samba-de-roda, samba carioca, reggae, frevo etc.

No repertório, compositores pouco conhecidos, como o ótimo Márcio Mello (o xote-canção "Toneladas de Amor", com direito ao autor recitando "Amor Santo" é daquelas que dá vontade de ouvir sem parar) e Jorge Papapa (na delicada "Amor de Ninguém - O Amor").

Dos nomes consagrados, destaque para "Pensar em Você", de Chico César. O paraibano tinha feito para Roberto Carlos gravar. E o Rei " sabe-se lá porquê " não quis. Resultado: Rita Ribeiro lançou a balada em "Pérolas aos Poucos" e o próprio Chico César a registrou em "Respeitem meus Cabelos, Brancos".

Mas as duas versões soam pálidas diante do registro irretocável de Daniela, que acertadamente convidou Lincoln Olivetti para assinar o arranjo de cordas. Também surpreende (para o bem) sua versão para a gasta "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, em ritmo de samba-de-roda e com direito a vocais de filhas-de-santo do candomblé.

"Balé Mulato" é nota dez. Ivete Sangalo e Margareth Menezes, que lançam discos pífios este ano, devem estar morrendo de inveja...

AGENDA " "Balé Mulato", de Daniela Mercury. Lançamento EMI. Preço médio: R$ 30.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!