A Série TIM de Concertos no Grande Teatro promove, hoje, apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Charles Roussin, com o pianista Sérgio Monteiro atuando como solista convidado. Ele irá interpretar duas obras que compõem o programa: o "Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, op. 16", de Edward Grieg, e o "Concerto para Piano e Orquestra em Dó Menor, op. 18", de Sergei Rachmaninoff.

Sérgio destaca que são dois dos mais importantes concertos para o repertório pianístico. Ele acrescenta que tem uma larga experiência pregressa com eles, mas que essa será a primeira vez que os executa juntos. "São peças de bravura, que exigem muito, mas, ao mesmo tempo, são dois hits, muito populares, inclusive já incluídos em trilhas sonoras de filmes", diz, acrescentando que são obras com relação entre si, já que a de Grieg serviu de influência para Rachmaninoff.

O pianista destaca que, apesar de serem ambas obras românticas, guardam diferenças sutis uma da outra. "O concerto do Grieg é mais terno, sobretudo o primeiro e o segundo movimentos, e o do Rachmaninoff é mais abre coração, uma coisa mais caudalosa, apaixonada. Mas acho que a principal diferença tem a ver com a origem, já que o primeiro é a alma da música nórdica e o segundo, a alma da música russa", diz.

Essa será a primeira vez que Sérgio se apresenta com a Sinfônica de Minas e sob regência de Roussin, mas ele já tem uma longa história de recitais no Estado. (DB)

AGENDA

O Quê: Série TIM de Concertos no Grande Teatro
Quando: Hoje, às 20h30
Onde: Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto: R$ 15 (plateias 1 e 2) e R$ 10 (balcão)