Dez ex-professores da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG serão as estrelas do projeto "Fragmentos da Arte Contemporânea: 10 Mineiros, 10 Trajetórias, 10 Diferentes Visões", iniciativa da Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP), para comemorar uma década da instituição.

Os artistas convidados são Jefferson Lodi, Yara Tupinambá, Jarbas Juarez, Mariza Trancoso, Sandra Bianchi, Márcio Sampaio, Eduardo de Paula, Pompeia de Brito, José Alberto Nemer e Aneto.

"Teremos uma exposição e um vídeo de cada um deles e ano que vem pretendemos reunir esses vídeos em um só DVD", conta o coordenador do projeto José Américo Ribeiro, também ex-professor da EBA, cineasta e diretor de comunicação da OAP.

A primeira exposição é de Jefferson Lodi, 86, que é aguardado para a abertura. "Escolhemos junto com a família 17 aquarelas de diferentes fases da obra dele e também um desenho de 1971. São trabalhos raros, que só ficam na casa dos familiares, portanto é uma oportunidade única de vê-los", recomenda José Américo.

"O Lodi é um dos pioneiros da aquarela em Minas e utiliza a técnica para desenvolver temas figurativos com um resultado de muita vivacidade", acrescenta.

Nascido em Belo Horizonte, em 19 de março de 1920, Jefferson Lodi foi professor da Escola de Belas Artes por mais de 30 anos.

Discípulo de Guignard, estudou também com Raphaello Berti, Signorelli e Bruno Graeflinger. Em 1957, foi o primeiro professor da disciplina de desenho do curso de arquitetura da UFMG. O vídeo sobre o artista foi realizado por Leo Barcelos, do grupo Teia.

AGENDA " Exposição de Jefferson Lodi na galeria Escola de Belas Artes da UFMG (campus da Pampulha). Abertura hoje, às 19h30. Visitas até sexta-feira, das 9h às 17h.