O último álbum com repertório totalmente composto por músicas inéditas lançado pela dupla gaúcha Kleiton e Kledir é de 1987. Naquele mesmo ano eles se separaram e só voltaram a se encontrar musicalmente uma década depois. Após a retomada, Kleiton e Kledir lançaram outros quatro discos híbridos, que apresentavam algumas novas canções e reeditavam sucessos de carreira. Pois bem, agora, mais de 20 anos depois, a dupla lança um novo trabalho, intitulado "Autorretrato", apenas com inéditas. O CD, que acaba de chegar ao mercado, traz 13 faixas - as mesmas que estão no DVD, que saiu primeiro, há pouco menos de um mês, e tem formato de documentário, dirigido por Edson Erdmann.
Kleiton diz que a dupla estava ansiosa por começar a esvaziar a gaveta de composições, que foram se acumulando ao longo dos anos. "Nós tínhamos umas 70 músicas inéditas. Somos compositores compulsivos e passamos esse longo período sem dedicar um álbum inteiro às novas canções. Acumulamos muita coisa", conta, acrescentando que, após a peneira que resultou nas 13 faixas gravadas, veio a ideia de fazer um DVD diferenciado do que normalmente se vê no mercado.
"Conversando com o Edson e com o Paul Ralphes (produtor do CD e do DVD) chegamos a esse formato que chamamos de filme-documentário. Além da parte musical, que é tratada de forma luxuosa, com um clipe para cada música, tem todo um contexto e um conceito que justificam o nome Autorretrato. Tem pequenos depoimentos, cenas do Rio Grande do Sul, do estúdio, das nossas famílias, enfim, é, com efeito, um autorretrato", diz o músico.
Sobre a escolha do inglês Paul Ralphes para assinar a produção do trabalho, ele diz que deveu-se ao fato de serem amigos há muitos anos. Kleiton destaca que sua contribuição foi decisiva no momento de fazer a seleção a partir do conjunto de 70 composições que tinham em mãos. "O nosso desafio era saber como, nessa volta, nos apresentaríamos para o público. O Paul é um cara muito criterioso no sentido de ter cuidado com os timbres, as texturas. Ele conseguiu agregar ao nosso trabalho valores bem atuais, contemporâneos, até porque ele costuma trabalhar muito com artistas de gerações posteriores à nossa", aponta. Ele diz que "Autorretrato" mantém a essência da dupla, mas absorve outras influências, que são equacionadas numa sonoridade acústica.
"Autorretrato"
Repertório do CD
"A Dança do Sol e da Lua"
"Polca Loca"
"Estrela Cadente"
"Só Liguei"
"Histórias de Amor"
"Autorretrato"
"Pelotas"
"Eva"
"Na Correnteza do Rio"
"O Tempo Voa"
"Ao Sabor do Vento"
"Só Pra Te Ver"
"Tudo Eu"
AGENDA
"Autorretrato", de Kleiton e Kledir. Som Livre. R$ 25 o CD e R$ 30 o DVD