Cartum

TV Rá Tim Bum quer ser o canal da animação brasileira

Redação O Tempo

Por douglas resende
Publicado em 03 de março de 2009 | 18:55
 
 
 
normal

Criada em 2004 pela Fundação Padre Anchieta para ser um canal infantil do mercado de televisão fechada, a TV Rá Tim Bum entrou no ano de 2009 disposta a perseguir o seu grande objetivo: tornar-se o maior canal da animação brasileira. Para tanto, a TV investiu em 19 séries que vão incrementar sua grade de programação ao longo do ano, das quais 15 são produtos da linguagem da animação.

Depois de passar a exibir diariamente episódios da série "Os Caça-Livros", coproduzida pela TV Rá Tim Bum, sua grade ganha duas novas atrações a partir da manhã de sábado - "Quarto do Jobi", que narra as travessuras de um garoto de nove anos, e "Brichos", que conta as aventuras de três bichinhos fãs de informática.

"A TV Rá Tim Bum é um canal infantil brasileiro. E digo brasileiro porque só exibe conteúdo nacional", comenta Mauro Garcia, diretor de programação da TV. Segundo ele, além de "confrontar o estrangeiro", o conteúdo da TV Rá Tim Bum não tem interesse em "repetir modelo algum". Mas, ao contrário, criar um caminho próprio, estimulando e distribuindo a produção brasileira.

Mauro enfatiza que a criação da TV Rá Tim Bum e, mais tarde, da TV Brasil modificou o mercado nacional. Ambas as emissoras, argumenta ele, "nasceram para interagir com a produção independente", resultando em coproduções. Portanto, começaram a surgir, em função delas, novos mecanismos de fomento, inclusive alguns específicos para a animação, como o AnimaTV, do Ministério da Cultura (MinC).

"Nos preocupamos em criar um canal de distribuição, principalmente para a produção independente, sendo que os recursos arrecadados são revertidos para a produção infantil", diz Mauro, lembrando que esse conteúdo independente que é produzido para a grade da TV Rá Tim Bum vai depois para a TV aberta, gerando um ciclo de fomento. "Estamos confirmando a aposta forte nesse caminho. A animação é a linguagem a ser adotada. E acho que, ao longo de alguns anos, vamos nos transformar no canal da animação brasileira", aposta o diretor.

Números

1,7 milhão
de assinantes é o que a TV Rá Tim Bum alcançou em 2008

2,8 milhões
é o faturamento em reais fechado no último ano pela emissora, proveniente de assinaturas e publicidade

Programação
Outras séries lançadas na grade

"Álbum de Natureza" Coprodução com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade

"Os Reciclados"
Série sobre educação ambiental que passa a ser exibida diariamente a partir deste mês

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!