Cinema

'Marte Um', de Gabriel Martins, é escolhido para representar o Brasil no Oscar

A O TEMPO, diretor mineiro disse que, no filme, 'há uma esperança muito forte, mesmo diante de tanta coisa ruim na nossa sociedade'

Por O Tempo Magazine
Publicado em 05 de setembro de 2022 | 12:47
 
 
 
normal

O filme "Marte Um", do diretor mineiro Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 na categoria de melhor filme internacional. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela seleção, anunciou a decisão na manhã desta segunda-feira (5). O longa concorria com "A Mãe", "A Viagem de Pedro", "Carvão", "Pacificado" e "Paloma".

Um dos filmes mais elogiados do último Festival de Gramado, "Marte Um", produzido pela Filmes de Plástico em coprodução com o Canal Brasil, estreou no Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros em 25 de agosto, depois de ser premiado no festival da Serra Gaúcha como Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.

Em recente entrevista a O TEMPO, Gabriel Martins, que também assina o roteiro, disse que o filme, além de ressaltar o cinema num lugar de sonho e imaginação, fala de um sentimento raro nesses tempos atuais: “Há uma esperança muito forte, mesmo diante de tanta coisa ruim na nossa sociedade. A gente acorda e já fica com raiva das notícias, mas o filme fala do poder de superação do ser humano de uma forma muito forte”.

Gabriel Martins também falou sobre a recepção do filme no circuito nacional. “As pessoas criaram uma relação muito afetiva e emocionada com o filme. Ter vencido como melhor filme pelo voto do júri popular, de alguma forma, coroa essa experiência por lá”, acrescenta o diretor.

Filmado em BH e Contagem, “Marte Um” acompanha a rotina de uma família de classe média baixa na cidade de Contagem, na região metropolitana de belo Horizonte. Filho mais novo do porteiro Wellington (Carlos Francisco) e da diarista Tércia (Rejane Faria), Deivinho, interpretado pelo garoto Cícero Lucas, sonha, em segredo, ser astrofísico e participar de uma missão que irá colonizar Marte em 2030.

Morando na periferia de Contagem, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim ele não desiste, passando horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet. Ao mesmo tempo em que fantasia sobre a viagem interplanetária, o menino tenta agradar o pai, cujo desejo é ver o caçula vestir a camisa do Cruzeiro como jogador profissional.

Eunice, personagem de Camilla Damião, filha mais velha de Wellington e Tércia, se apaixona por uma jovem e quer sair de casa. Negra e periférica, a família também é atravessada pelas tensões dos últimos meses de 2018, ocasionadas pela chegada de um presidente de extrema-direita ao poder.

Pelas regras da Academia de Hollywood, a data final dos inscritos para todas as categorias do Oscar é 15 de novembro. Quase no final do ano, em 21 de dezembro, será anunciada uma lista prévia de finalistas. O anúncio definitivo dos postulantes ao Oscar será feito no dia 24 de janeiro de 2023 e a cerimônia está marcada para o domingo, 12 de março, em Los Angeles. (Com agências)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!