Neste sábado

Meio ambiente e cultura se juntam em plantio de mudas no parque Vila Pinho

Ação acontecerá neste sábado, com realização da ONG Contato, Verbo Gentileza, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversos coletivos

Por O TEMPO DIVERSÃO
Publicado em 24 de novembro de 2022 | 14:02
 
 
 
normal

Localizado na região do Barreiro, abrigando nascentes que abastecem um dos afluentes do Rio Arrudas, o Parque Vila Pinho receberá neste sábado (26), a partir das 13 horas, uma ação de plantio de mudas, que contará ainda com atividades culturais, como apresentações musicais e pintura. O plantio faz parte do projeto “Outras Florestas”, que, em junho, trouxe à capital mineira o cantor Gilberto Gil para cantar e falar, no Grande Teatro do Palácio das Artes, de sua trajetória e do meio ambiente. A realização é da ONG Contato, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, o Verbo Gentileza e vários coletivos de BH.

Nesta segunda fase, serão plantadas 125 mudas em alusão ao aniversário de Belo Horizonte, todas elas com dois metros de altura. Entre as espécies estão ipês, palmeiras, jacarandás, pau-brasil, cedros, jequitibás, aroeiras, quaresmeiras, entre outras. O evento é aberto ao público e tem o apoio da Associação de Moradores da Vila Pinho e da Comissão Fé e Esperança da Vila Pinho.

O objetivo é ajudar no reflorestamento urbano de Belo Horizonte e colaborar para a diminuição de gás carbônico na atmosfera. “A partir da periferia da cidade vamos criar ações de meio ambiente e cultura, que são as grandes pautas do século XXI e devem se unir para crescerem juntas”, afirma Vitor Santana, coordenador da ONG Contato.

“A recuperação do verde é fundamental. Nós temos uma meta de plantar 16 mil árvores por ano, atingindo toda a Belo Horizonte. E faremos isso conectando pessoas, com vários grupos andando de mãos dadas para potencializar essa revolução”, assinala Dany Silvio Amaral, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Durante a atividade, o artista plástico Leandro Hisne fará a pintura do mural do parque, em curadoria do Verbo Gentileza. “Sempre pensamos na questão da sustentabilidade a partir de ações conjuntas que integrem as pessoas daquele local, reforçando as suas expressões artísticas”, destaca Patrícia Tavares, idealizadora do Verbo Gentileza.

Residente na região do Barreiro, Hisne vem há 20 anos trabalhando com a pintura de murais, telas e ilustrações digitais. Ele já participou de eventos importantes sobre o graffiti, como a Bienal de Graffiti no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2018, e o “Street of Styles”, encontro internacional realizado em Curitiba, em 2015 e 2016.

Um dos nomes mais importantes da atual cena musical mineira, Vitor Santana comandará uma roda de samba após a atividade de plantio, entre 16 e 18 horas. Ele é integrante do duo Coladera, ao lado do português João Pires, e recentemente se apresentou na Expominas, antes e após o show de Caetano Veloso.

O Parque Vila Pinho foi implantado em 2000 por reivindicação da comunidade, através do Orçamento Participativo. Em outubro de 2010, por meio da lei 9.980, passou a ser denominado Parque Carlos de Faria Tavares. Com área aproximada de 78 mil metros quadrados, o espaço apresenta vegetação característica do cerrado.

Serviço

Projeto Outras Florestas

Plantio de mudas no Parque Vila Pinho – Neste sábado (26 de novembro), a partir das 13 horas, na Rua Perimetral, 800, no Barreiro. Aberto ao público.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!