Patrimônio

Memorial Vale exibe resultado da restauração de sua escadaria

Em estilo Art Nouveau, ela foi importada da Bélgica e trazida desmontada para o Brasil durante a construção da praça da Liberdade

Por Patrícia Cassese
Publicado em 30 de novembro de 2021 | 08:05
 
 
normal

Um marco importante movimenta o Circuito Cultural Liberdade: trata-se do aniversário de dez anos do Memorial Vale, que, na verdade, já vem sendo comemorado há meses com uma série de eventos especiais. A novidade é que, nesta terça-feira, esse calendário ganha tônus com a reinauguração da escadaria interna do espaço, que passou por um amplo processo de restauração. Além disso,  também nesta terça, só que em uma cerimônia exclusiva para convidados, serão lançados um livro sobre o espaço e um vídeo institucional. "O livro traz depoimentos de convidados que compartilham suas impressões e vivências no Memorial", diz Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale. Mas, para a população em geral, a cereja do bolo é mesmo a escadaria, motivo pelo qual vale a pena lembrar alguns detalhes de sua história.

O prédio do Memorial foi inaugurado em 1897, já tendo abrigado a Secretaria de Estado da Fazenda. Já há alguns anos, o conjunto é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG. Em estilo Art Nouveau, a escadaria foi importada da Bélgica, e trazida desmontada para o Brasil durante a construção da Praça da Liberdade, na época ainda da fundação da nova capital mineira. Fabricada em aço pudlado, com sistema Joly - tecnologia pioneira de construção desmontável - a mesma utilizada na construção da Torre Eiffel -, a escada, como informa o material do próprio Memorial,  tem sua estrutura composta por barras chatas e pinos em arranjos treliçado.

Mais recentemente, com a criação do Circuito Cultural Praça da Liberdade - hoje Circuito Cultural e Turístico Liberdade -, houve, claro, um aumento progressivo do fluxo de pessoas no espaço como museu, e, paulatinamente, a escada começou a apresentar alguns desnivelamentos. Começou, assim, o desafio da sua recuperação. A restauração envolveu diversos profissionais, empresas e equipes, que fizeram muitos es-tudos, incluindo técnicos da Vale e de empresas terceirizadas, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). A obra, segundo o já citado material informativo do espaço, contou com várias etapas e ações: "entre elas, a substituição do pilar de sustentação, montagem das colunas de apoio dos patamares, macaqueamento das estruturas /topografia da estrutura/acabamento, recuperação do piso de madeira, pintura, restauro do corrimão e restauro do piso hidráulico. Agora, volta a poder ser usada. "É uma alegria entregar essa restauração justamente neste momento que celebramos os dez anos do memorial", aponta Tameirão.

Uma década de trajetória. Cumpre dizer que, nestes dez anos, o museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e, naturalmente, de outros países, posto que o Circuito se transformou em um dos pontos turísticos mais visados da cidade. O Memorial Vale está aberto para visitação das salas que abrigam o acervo permanente, com  momentos interativos, inspirados na ideia do museu de experiência. O equipamento também se configura como um espaço de convivência, com áreas como café,  jardim, sala Ler + Ver, midiateca e auditório para cursos, seminários e apresentações. Desde o início do período de isolamento social, o espaço mantém uma programação através dos seus canais digitais.

Serviço
Memorial Minas Gerais Vale
Circuito Cultural Liberdade (praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias)
Funcionamento
De terça-feira a sábado | das 10h às 17h30, com permanência até as 18h
Quinta-feira | das 10h às 21h30, com permanência até as 22h
Domingo | das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Entrada gratuita

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.instagram.com/memorial.vale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!