Cinema

Morre Burny Mattinson, o mais antigo funcionário da Disney, aos 87 anos

Responsável por grandes clássicos da animação, o desenvolvedor foi um dos criadores de novas histórias da companhia, como 'A Bela e a Fera' e 'O Rei Leão'

Por Agências
Publicado em 28 de fevereiro de 2023 | 09:27
 
 
 
normal

O animador Burney Mattinson, 87, morreu nesta segunda-feira (27), de causas não divulgadas. Responsável por grandes clássicos da animação, o desenvolvedor era o funcionário mais antigo da Disney e foi um dos criadores de novas histórias da companhia, como "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão". As informações são da Variety.

Após iniciar sua jornada aos 18 anos na empresa norte-americana, Mattinson ficou por quase 70 anos em seu emprego. O primeiro trabalho foi como animador intermediário de "A Dama e o Vagabundo", de 1955.

Em seguida, ele foi envolvido em projetos como os de "A Bela Adormecida" e "101 Dálmatas". Por fim, como animador sênior, esteve a frente de animações como "A Bela e a Fera", "Aladdin", "O Rei Leão", "Pocahontas", "O Corcunda de Notre Dame" e "Mulan". Mattinson deixa a mulher, Ellen Siirola, e dois filhos, Brett e Genny. (Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!