98 anos

Morre o ator George Gaynes, de 'Loucademia de Polícia' e 'Punky'

Segundo o The New York Times, Gaynes morreu na segunda (15), na casa da filha, Iya Gaynes, em North Bend, Washington (EUA)

Por Folhapress
Publicado em 17 de fevereiro de 2016 | 10:41
 
 

O ator finlandês George Gaynes, conhecido pelos papeis em "Loucademia de Polícia" (1984) e na série "Punky, a Levada da Breca", morreu aos 98 anos, informou a imprensa americana nesta quarta-feira (17).

Segundo o "The New York Times", ele morreu na segunda (15), na casa da filha, Iya Gaynes, em North Bend, Washington (EUA).

Gaynes iniciou a carreira na década de 1940 e, com sua voz de barítono, participou de óperas da Itália e da França. Continuou cantando quando se mudou para os Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial.

Como ator, estreou no cinema em 1963, no filme "PT 109". Mas foi a partir de 1984 que ficou conhecido internacionalmente, ao viver Artur Bicudo, o pai adotivo da personagem principal de "Punky, a Levada da Breca", exibida no Brasil por SBT e Band.

Mais tarde, interpretou o comandante Eric Lassard, encarregado dos atrapalhados recrutas de "Loucademia de Polícia". O sucesso do primeiro filme gerou seis continuações da comédia, a última lançada em 1994 -todas têm Gaynes no elenco.

Entre os outros trabalhos de sucesso do ator, estão os filmes "Tootsie" (1982) e "Recém Casados" (2003), em que teve seu último papel no cinema.

Ele deixa a mulher, a atriz Allyn Ann Mclerie, a filha, uma neta e duas bisnetas. Seu segundo filho, Matthew, morreu em um acidente de carro de 1989.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!