Luto

Morto dia 19, cantor italiano Nico Fidenco fez muito sucesso no Brasil

Nascido em Roma, ele emplacou, nas rádios brasileiras, sucessos como Legata a un granello di sabbia

Por Patrícia Cassese
Publicado em 22 de novembro de 2022 | 17:44
 
 
 
normal

Houve um período em que a cultura italiana encontrava muito, muito eco no Brasil. Nem todos sabem, mas a maioria esmagadora das mulheres batizadas com o nome Katiuscia o foram em homenagem à atriz italiana que protagonizava as icônicas fotonovelas, publicadas em revistas como a "Kolossal". A música também teve forte penetração por aqui, emplacando nomes como Gianni Morandi ou Peppino di Capri. No último dia 19, um nome também bem conhecido dos brasileiros (ao menos dos que já têm mais de 50 anos) se despediu da cena: Nico Fidenco.

Nascido em Roma, Domenico Colarossi, ou simplesmente Nico Fidenco, emplacou, no dial brasileiro, sucessos como "Legata a un granello di sabbia" - aquela, do "ti voglio cullare, cullare
posandoti su un'onda del mare, del mare", de 1961. Na Itália, a música liderou as paradas de sucessos por nada menos que 14 semanas. Outro grande sucesso no Brasil foi "A Casa di Irene". 

Também assinou músicas para várias trilhas sonoras. Em 1967m fez sua única participação no emblemático Festival de Sanremo (edição marcada pela trágica morte de Luigi Tenco) com "Ma Piano", de Gianni Meccia, cantada em dueto com Cher.

Em nota, o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, disse: "Com muita dor tomo conhecimento da morte de Nico Fidenco, importante cantor e compositor e autor de trilhas sonoras muito famosas e canções inesquecíveis, como ‘Legata a un granello di sabbia’. O mundo da cultura abraça com carinho a família e se despede de um grande artista italiano”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!