Nesta semana

Mostra de Trabalhos da Escola de Teatro PUC Minas chega à sua 46ª edição

A partir desta quinta-feira, estudantes de teatro apresentam um espetáculo, um exercício teatral e uma leitura encenada

Por O TEMPO
Publicado em 27 de novembro de 2023 | 11:17
 
 
 
normal

Em sua 46ª edição, a Mostra de Trabalhos da Escola de Teatro PUC Minas reúne, a partir desta quinta-feira (30), um espetáculo, um exercício e uma leitura encenada apresentados por estudantes da escola, que se prepararam para as montagens ao longo do segundo semestre de 2023. A mostra é aberta ao público, e as entradas são gratuitas.

Na quinta-feira (30), alunos do segundo e terceiro módulo sobem ao palco com o espetáculo “Cabaret Dracul”, a partir das 20h30. A montagem mistura elementos do terror e da comédia, em que vampiros se reúnem em um cabaré pela última vez para se apresentarem com seus números. As apresentações ocorrem também na sexta (1º) e no sábado (2).

Já na segunda-feira (4), é a vez dos estudantes do primeiro módulo se apresentarem com o exercício teatral “Mulheres Guerreiras ou “Todas as Coisas do Mundo”. A leitura encenada “A Voz Humana”, apresentada por estudantes da turma de iniciação teatral, encerra a mostra na quarta-feira (6).

Para o coordenador da Escola de Teatro da PUC Minas, Luiz Arthur, a mostra “ocupa um lugar de destaque no calendário cultural de BH e faz jus a uma trajetória sem igual na cidade. Falo isso com orgulho porque é fruto de um trabalho sem concessões”. “Estamos na 46ª edição, com uma produção vigorosa semestral, o que já quebra a regra geral em que as apresentações das escolas profissionalizantes normalmente acontecem só no final do ano. É um trabalho insano e que nos fez destaque inclusive durante a pandemia, quando fomos pioneiros no Brasil na apresentação de espetáculos on-line com estudantes. O trabalho não parou e seguimos fazendo história”, afirma.

Segundo Luiz, a mostra tem como um de seus objetivos conectar o público com a criação dos alunos para identificar uma linguagem particular, provocativa e educativa. “É um caminho árduo, o de seduzir o público e, ao mesmo tempo, não fazer concessões artísticas apenas para agradá-lo. O público gosta de ser desafiado e sabe que apostamos sempre na inteligência dele para que a troca de energia com os alunes aconteça de verdade. Há uma cumplicidade com os verdadeiramente vocacionados para a arte e é essa consciência que está presente mais uma vez em nossa mostra de trabalhos”, elabora.

Por fim, o diretor acredita que a mostra também é um caminho para provocar a plateia a curtir o teatro de verdade, e não apenas pensar “na pizza que vem depois” do espetáculo. “Seguimos na resistência pra mostrar que, com qualidade, esse pensamento pode ser mudado. Assim como a visão do estudante de teatro que sonha em ser uma celebridade e que, muitas vezes, descobre o outro lado com a gente. Quando sente a presença daquele bichinho que entra na veia, que é a conexão com a arte de fato, uma transformação que o teatro propicia e que, talvez, um dia, o faça um artista de verdade”, conclui 

Serviço
O quê. 46ª Mostra de Trabalhos da Escola de Teatro PUC Minas
Onde. Av. 31 de março, 577 – Portaria 9 – Prédio 20 – Campus Coração Eucarístico
Quando. Espetáculo CABARET DRACUL, de 30/11 a 02/02, às 20h30.
Distribuição de senhas 1h antes da sessão. Sujeito à lotação. 
Exercício do Módulo I - MULHERES GUERREIRAS ou TODAS AS COISAS DO MUNDO, dia 04/12, às 20h30.
Leitura encenada da turma de iniciação teatral para Adultos A VOZ HUMANA, dia 06/12, às 20h30.

 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!