Era o ano de 1980 quando o grupo vocal fluminense MPB4 lançou "Vira Virou", canção de dois irmãos gaúchos, até então desconhecidos no cenário musical nacional. A gravação fez um sucesso estrondoso e acabou gerando uma turnê que apresentou o talento de Kleiton & Kledir para o Brasil, e selou de vez uma amizade íntima e duradoura entre os músicos.
"Foram quase dois anos de intensa convivência com o MPB4, que eram nossos ídolos. Dali surgiram muitas parcerias musicais entre nós e uma relação sólida e perene", relembra o compositor, violinista e cantor Kleiton Ramil, uma das caras-metades da aclamada dupla que volta a se reunir com o célebre quarteto na turnê "MPB4 e Kleiton & Kledir".
A excursão, que já passou por Porto Alegre e São Paulo, chega agora à capital mineira para apresentação única neste sábado (30), no palco do Sesc Palladium, no centro da cidade.
Idealizado como uma celebração dos mais de 40 anos de camaradagem entre os seis artistas, o show nasceu por acaso.
"Tudo começou com uma conversa informal entre o Miltinho (um dos integrantes do MPB4 desde sua fundação original) e o Kleiton, que ficaram relembrando nossas aventuras, shows e gravações. Um tempo depois, o Miltinho me ligou e começamos a trocar figurinhas. A ideia básica que surgiu foi de um show inédito, em que estamos todos juntos em cena, resgatando o prazer de cantarmos as músicas uns dos outros", revela o violonista, compositor e vocalista Kledir Ramil.
O espírito de compadrio também marca as faixas escolhidas para o espetáculo – que serão apresentadas em meio à contação de "causos" e histórias pouco conhecidas do público.
"Começamos escolhendo músicas nossas que o MPB4 já tinha gravado, como 'Vira Virou', 'Lagoa dos Patos', 'Paz e Amor', e a partir disso, fomos garimpando outras de nossos repertórios que pudessem se adequar a esse encontro. Assim criamos um roteiro de canções que dialogam entre si, como é o caso de 'Canção da América', 'Amigo é Pra Essas Coisas' e 'Autorretrato', que falam de amizade", pontua Kledir.
O setlist também traz “Maria Fumaça”, “Lagoa dos Patos”, “Paz e Amor”, assim como os clássicos "San Vicente", (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Roda Viva" (Chico Buarque) e "Cicatrizes" (Miltinho e Paulo César Pinheiro).
Outros projetos
Além da atual turnê com o MPB4, Kleiton & Kledir já têm alguns planos engatilhados para muito em breve – um deles é a retomada dos shows ao lado dos também gaúchos do Nenhum de Nós.
Parceria que inclusive teve início em Belo Horizonte numa apresentação que aconteceu no palco do Palácio das Artes, no dia 27 de setembro de 2019.
"O espetáculo montado com o Nenhum de Nós vai circular ainda por muito tempo, se Deus quiser. Estreamos com sucesso aqui em BH e depois fizemos temporadas em Porto Alegre e outras cidades, sempre com teatros lotados e sessões extras para atender ao grande público. Nossa ideia é seguir circulando ao lado deles pelo país", confirma Kleiton.
A dupla promete voltar à estrada também como os espetáculos “Kleiton & Kledir 40 anos” e "Kleiton & Kledir e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre", além de anunciar o lançamento de um disco ao vivo com registros de "Casa Ramil", projeto que uniu músicos de duas gerações num tributo à Dona Dalva, matriarca musical família Ramil.
Os irmãos confessam que poder alcançar tanto sucesso e ver a consolidação de seu trabalho ao longo das décadas é algo sem paralelo.
"Para dois guris nascidos perto da fronteira com o Uruguai, longe dos grandes centros, nossa vida é um sonho realizado", diz Kleiton com orgulho.
"O sucesso nos trouxe muitas alegrias e firmou nossa carreira profissional – o que não é fácil nesse país. É claro que muitos fatores contribuíram para isso. Poder ver nossas composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, por exemplo, foi algo incontestável para nos firmar no cenário. Então, o sentimento de realização e alegria nisso tudo é inenarrável", finaliza.
Serviço
O quê: Show "MPB4 e Kleiton & Kledir"
Quando: Neste sábado (30), a partir das 21h
Onde: Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro)
Quanto: Ingressos custam de R$ 90 a R$ 220 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla