O literafro – portal da literatura afro-brasileira, fruto do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira da UFMG, lançou a sua 46ª Newsletter. A edição do primeiro trimestre deste ano vai da ficção ao ensaio crítico e historiográfico, passando pela poesia afro-brasileira de autoria feminina. Mais uma vez, Edimilson de Almeida Pereira está presente, com o seu "Um corpo à deriva", romance em que a voz narrativa em primeira pessoa faz ecoar reflexões de caráter histórico, social e filosófico.
A edição apresenta ainda a antologia "Literatura negra feminina – poemas de sobre(vivência)", organizada por Elizandra Souza e Iara Aparecida, a tocante narrativa infantojuvenil "A aventura do velho baobá", de Inaldete Pinheiro, os contos de "Peixe fora da baía", de Mel Adún, os ensaios críticos de Luiz Maurício Azevedo reunidos em "Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra", e ainda o estudo historiográfico "O massacre dos libertos sobre raça e República no Brasil" (1888-1889), de Matheus Gato.
Além do portal, o Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira participa de outras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (UFMG, 2011, 4 vol.) e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (Pallas, 2014) e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (Pallas, 2014).
Confira
http://www.letras.ufmg.br/literafro/newsletter/1687-literafro-novidades-n-46-marco-de-2022