Em 94 anos

Oscar 2022: Will Smith é o quinto negro a receber a estatueta de Melhor Ator

Ator foi premiado por sua atuação em 'King Richard'; a última vez que o Oscar da categoria parou nas mãos de um homem preto foi em 2007

Por O TEMPO
Publicado em 28 de março de 2022 | 10:36
 
 
 
normal

Na noite deste domingo (27), Will Smith subiu ao palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, para receber o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “King Richards”, que conta a história de Richard Williams e das filhas Venus e Serena, que se tornaram campeãs nas quadras de tênis e ídolas do esporte. Em 94 anos, esta foi somente a quinta vez que a Academia entregou o prêmio da categoria a um homem negro, o que não acontecia há 15 anos.

O primeiro a receber a estatueta foi Sidney Poitier, morto em janeiro deste ano. Poitier foi laureado em 1964, por “Uma Vez Nas Sombras”. O Oscar de Melhor Ator levou longos 38 anos para voltar às mãos de um homem preto. Em 2002, Denzel Washington faturou o prêmio ao interpretar um policial desonesto ligado à máfia russa em “Dia de Treinamento”. Três anos depois, Jamie Foxx também levou a categoria por sua impressionante atuação em “Ray”, cinebiografia do grande Ray Charles. 

Em 2007, Forest Whitaker foi reconhecido com o prêmio pelo papel do ex-ditador de Uganda, Idi Amin, no filme “O Último Rei da Escócia”.

Melhor Ator Coadjuvante

Já na categoria Melhor Ator Coadjuvante, Louis Gossett Jr. levou o Oscar, em 1983, por “A Força do Destino”. Denzel Washington (“Tempo de Glória”, em 1990), Cuba Gooding Jr. “Jerry Maguire - A Grande Virada”, em 1997”), Morgan Freeman (“Menina de Ouro”, em 2005) e Daniel Kaluuya (“Judas e o Messias Negro”, em 2021) completam a lista. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!