MÚSICA

Paulinho da Viola celebra 80 anos com show inédito no Arena Hall

Cantor e compositor apresenta repertório com músicas martcantes de sua carreira e

Por Paulo Henrique Silva
Publicado em 01 de julho de 2023 | 07:00
 
 
 
normal

O show realizado no ano passado, no Grande Teatro do Palácio das Artes, ao lado dos filhos Beatriz e João, tinha um gosto comemorativo, já que Paulinho da Viola completou 80 anos em novembro. Mas a celebração acontece de fato em 2023, com um novo e mais sofisticado espetáculo, em que ele passa pelos sucessos marcantes da carreira e também canta músicas que fazem parte de sua memória afetiva, nunca gravadas por ele. 

Após iniciar a turnê em março, por São Paulo, com ingressos esgotados, agora é a vez de Belo Horizonte receber a grande festa dedicada ao samba. O show acontece neste sábado, às 22h, no Arena Hall. “Ano passado fizemos ‘Paulinho da Viola & Família’, que tinha um grupo reduzido e onde eu pude dividir o palco com meus filhos Beatriz e João. Eu gostei muito de fazer aquele show mais intimista”, diferencia o artista carioca, portelense da gema. 

Ele lembra a satisfação que foi viajar com a prole após ficar preso em casa devido à pandemia. “A turnê de 2022 representou a volta aos palcos. Não era possível fazer grandes planejamentos pois os teatros poderiam fechar novamente. Ter a Beatriz e o João ao meu lado foi uma grande satisfação. A A reação do público foi muito carinhosa, acho que as pessoas gostaram de ver essa relação musical numa família”, destaca. 

Com direção do mineiro Claudio Botelho, “Paulinho Celebra 80 Anos” revisita o início do compositor e cantor, desde os tempos do histórico Show “Rosa de Ouro”, onde  colocava pela primeira vez os pés num palco ao lado de figuras como Clementina de Jesus, Aracy Cortes e Zé Keti, passando pelo saudoso tempo dos festivais, quando “Sinal Fechado” o pôs em evidência, chamando a atenção a sua voz única e pujante. 

A presença de uma música inédita, “Ele”, que abre a apresentação, traz a expectativa sobre um futuro álbum, o que não acontece desde 1996, quando lançou “Bebadosamba”.  “’Ele’ é uma música recente e eu costumo brincar que ainda está ficando pronta. É muito comum essa sensação de que ainda não está pronto, talvez por isso todo esse tempo sem um disco de inéditas”, pondera Paulinho da Viola. 

 

Paulinho foi um dos artistas presentes na festa de posse de Lula na presidência. Ao seu lado estava Margareth Menezes, que mais tarde anunciada como ministro da Cultura. “Eu entendo a presença da Margareth Menezes no MinC como o retorno de uma política pública de apoio e fomento dos diversos grupos de profissionais que trabalham produzindo cultura no país”. 

Para o compositor, havia no governo anterior uma rejeição ampla e intencional à de expressão artística e toda a sua diversidade. “Nesse sentido, o atual governo nos ajuda a restaurar entendimentos fundamentais para o desenvolvimento da produção artística no país”, comemora. 

SERVIÇO 

“Paulinho Celebra 80 anos” - Hoje, às 22h, no Arena Hall (Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi). Ingressos a partir de R$ 100, nas bilheterias e na plataforma Sympla 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!