Majestade do Samba

Portela homenageará Milton Nascimento no Carnaval de 2025

'Que honra ser homenageado pela escola com mais títulos na história, a Majestade do Samba!', publicou Milton

Por O TEMPO ENTRETENIMENTO
Publicado em 04 de abril de 2024 | 13:58
 
 
 
normal

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela homenageará Milton Nascimento no Carnaval de 2025. O anúncio foi publicado tanto no perfil do Instagram da escola de samba como no do cantor e compositor na tarde desta quinta-feira (4). A agremiação destacou que esta será a primeira vez que a “Majestade do Samba vai contar a história de um personagem importante para o país, de alguém ainda em vida.”

“No próximo ano, a agremiação levará para a Avenida ‘Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol - Uma homenagem a Milton Nascimento’, de autoria de André Rodrigues e Antônio Gonzaga”, publicaram. A sinopse será divulgada no aniversário da escola, dia 11 de abril. 

Milton Nascimento disse que aceitou “com muita emoção o convite da Portela.” “Que honra ser homenageado pela escola com mais títulos na história, a Majestade do Samba! Vejo vocês na avenida! ‘A nossa procissão sai de Madureira, e é a estrada que vai fazer o sonho acontecer!’”, publicou.

 
No vídeo de divulgação do tema, o texto exalta a história da escola de samba, 22 vezes campeã, e faz diversas referências às músicas do artista, nascido no Rio de Janeiro e mineiro de coração.
 
“Vamos falar de uma coisa, adivinha onde ela anda. Deve estar dentro do peito de cada brasileiro. Para o Cortejo de 2025, voltamos para lhes trazer uma ideia. A de atravessar esse país em uma procissão, uma caravana, uma cruzada, como quiserem, apontados pela águia, de pé no chão, sandália, o que for, de mãos dadas ou braços abertos, cantando e buscando o caminho que vai junto ao altar do sol, onde nos encanta a voz de Deus”, iniciam os narradores.
 
“Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, todo povo irá aonda o seu artista está. Nos rastros do seu canto tão sublime”, prosseguem.
 
“No caminho contrário dos vibratos do seu som, caminhando contra o vento, seguindo sua origem, os ecos das montanhas das Geraes, a grande riqueza das Minas, respeitando os seus 81 anos de estrada, vamos ao encontro de todas as vozes de Milton Nascimento”, conclui a dupla de narradores antes de o próprio homenageado aparecer em cena.
 
“Se for assim, assim será. Cantando me desfaço e não me canso de viver, nem de cantar”, diz um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, que reforça: “A nossa procissão sai de Madureira, e é a estrada que vai fazer o sonho acontecer!”

Milton divulgou uma carta em que agradece a homenagem portelense:

“Durante todos esses anos, já vivi tantas coisas que eu jamais imaginei que o universo ainda me reservaria mais esse momento.
Ser homenageado por uma entidade tão grande como a Portela, é algo que nunca passou pela minha cabeça. Na verdade, até agora eu ainda não estou acreditando, definitivamente... Os meninos, André Rodrigues e Antonio Gonzaga, estiveram lá em
casa (junto com uma comitiva da Portela) para oficializar o convite, e me contaram um pouco do que estavam planejando. E, tudo que eles disseram, me deixou muito emocionado, mesmo. Viver uma experiência dessas - como a Portela está me
proporcionando - é algo tão forte que eu nem sei como descrever isso direito.
Mas, uma coisa é certa: meu coração, agora em azul e branco, pulsa por vocês.
Muito obrigado, Portela!
Te vejo em Madureira!"
Milton Nascimento, 4 de abril de 2024

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!