Multilinguagem

Professora da UFMG reúne palavras, sons e imagens no livro-objeto 'Pas Perdus'

Em 29 microcontos, Graziela Mello Vianna se inspirou nas andanças pelo inverno europeu desde 2007. Livro está na reta final da campanha de financiamento coletivo

Por O TEMPO
Publicado em 23 de dezembro de 2021 | 10:59
 
 
 
normal

A professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graziela Mello Vianna, reuniu palavras, sons e imagens em “Pas Perdus” (Editora Quixote+DO), sensível e imaginativa obra lançada na primeiras quinzena de dezembro e que apresenta microcontos (ou cartões-poemas) entre a fricção e a autobiografia.

Graziela buscou na literatura epistolar, gênero literário que utiliza a correspondência (epístolas, cartas, postais ou e-mails) para apresentar o texto. Paralelamente à publicação do livro, a acadêmica também lançou uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos de produção (detalhes no fim da matéria).

Os escritos são inspirados pelas andanças da autora pela Europa. São 29 microcontos de no máximo 300 caracteres escritos para 29 imagens de luvas perdidas. “(Pas Perdus é) Uma caixa de lembranças, objetos com histórias em forma de microcontos e uma parte da minha coleção de fotos de luvas perdidas/encontradas nas minhas flâneries pelos invernos europeus desde 2007. Um livro-objeto artístico com edição limitada – numerada e assinada, onde você pode juntar as suas próprias lembranças às minhas”, diz Graziela.

“Pas Perdus” é presente e afago tanto para os olhos quanto para os ouvidos, já que metade dos microcontos têm paisagens sonoras, com referências a canções ou aos sons da natureza e ruídos, e podem ser acessadas através de um QR code.

Em francês, “pas perdus” pode significar tanto “não está perdido” quanto “passos perdidos”, e também pode ser uma alusão “à ante-sala de espera em tribunais, câmaras e assembleias, estações, palácios, etc. denominada “salle des pas perdus” , lugar de passagem, de espera, por onde se passa, por onde se espera, por onde se perde”, como explica o texto da campanha. 

Financiamento coletivo

A campanha “Pas Perdus - livro-objeto de Graziela Mello Vianna” fica no ar, na plataforma Catarse, até este sábado (25). Serão produzidas 90 unidades do livro numeradas e assinadas pela autora, que também podem ser adquiridas com valores reduzidos no Catarse. A primeira edição brasileira é realizada pela Editora Quixote+DO, que tem parceria com a Éditions MF de Paris.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!