Programe-se

Projeto musical mineiro lança álbum e faz show gratuito no Galpão Cine Horto

Show de lançamento de 'Imprevisto', disco de Cris Vaz e Henrique Cabral, acontece nesta sexta-feira (17/11)

Por Alex Bessas
Publicado em 17 de novembro de 2023 | 07:00
 
 
 
normal

Foi por meio de uma carta, com um quê de desabafo, que Clarice Lispector propôs à também escritora Olga Borelli o início de um vínculo de amizade. Na missiva, entregue pessoalmente, a célebre autora relembra que as duas se conheceram no dia do seu aniversário e revela ter considerado esse o grande presente que recebeu, emendando estar vivendo, então, um momento difícil, de grande solidão.

“Acontece que eu achava que nada mais tinha jeito. Então vi um anúncio de uma água de colônia da Coty, chamada Imprevisto. O perfume é barato. Mas me serviu para me lembrar que o inesperado bom também acontece. E sempre que estou desanimada, ponho em mim o Imprevisto. Me dá sorte”, anota Lispector.

Mais de 50 anos após essa troca de correspondência, com a carta publicada no livro “Clarice – Uma vida que se conta”, de Nádia Battella Gotlib, foi a partir das palavras da escritora e do seu entendimento do inevitável como algo que deve ser acolhido, não repelido, que o projeto musical da letrista e cantora Cris Vaz e o compositor e multi-instrumentista Henrique Cabral, que vivem na região da Serra da Calçada, em Brumadinho, ganhou nome próprio: “Imprevisto”, tal qual a água de colônia que dava sorte à grande escritora brasileira da segunda metade do século 20, segundo ela mesma.

 

“Na verdade, esse nome já estava no radar por sugestão da artista visual Niura Bellavinha, nossa diretora de arte, mas, realmente, quando travamos contato com essas linhas da Clarice Lispector, todas as dúvidas se dissiparam e tivemos certeza”, comenta Cris, que agora se prepara, cheia de boas expectativas, para o show de lançamento do álbum de estreia do projeto, que ocorre nesta sexta-feira (17), às 20h30, no Galpão Cine Horto, um dos mais tradicionais centros culturais de Belo Horizonte, localizado na Zona Leste da capital. Na ocasião, extraordinariamente, o duo vai se apresentar acompanhado de uma banda (veja mais abaixo).

Vale registrar que, homônimo ao projeto musical, o disco “Imprevisto” foi lançado no final de outubro, sendo fruto do reencontro de Cris e Henrique. Em 2009, os dois já tiveram uma banda juntos, já descontinuada.

Foi quando, dez anos depois, iniciaram a nova empreitada, que agora se materializa nessa produção fonográfica que, em nove faixas, emoldura, em melodias investidas de densidade, um cantar minimalista, por vezes transitando pelo spoken word – estilo no qual as letras de músicas, poemas ou prosas são faladas ao invés de cantadas –, além de passear por outros diversos gêneros, como rock, jazz e MPB.

 

Parcerias

Gravado no estúdio Ilha do Corvo do produtor musical Leonardo Marques, ganhador do Grammy Latino 2022, que realizou as gravações, mixagem e masterização do álbum, “Imprevisto” saiu pelo selo Grão Pixel, encabeçado pela multiartista Sara Não Tem Nome, que assistiu a uma apresentação do duo em 2022, no Teatro Domus Aurea, em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH (RMBH).

“Ela estava lá, gostou do que viu e a gente se aproximou”, comenta Cris Vaz, acrescentando que, junto a Julia Baumfeld, ela foi convidada para gravar “A pedra”, segunda faixa de Imprevisto. As duas também vão participar do show de lançamento do projeto.

Sobre a dinâmica de escrita das letras, Cris compara esse processo a uma colagem. “A forma que crio tem tudo a ver com a minha trajetória de vida. Comecei na dança contemporânea, depois, já adulta, estudei medicina, me especializei em psiquiatria e psicanálise.

Com essa bagagem, me considero um pouco híbrida, permitindo que esses caminhos se encontrem, até porque eles moldam minha forma de ver o mundo”, pontua, citando ter o hábito de tomar notas de tudo o que acha curioso. É a esse acervo de caderninhos cheios de expressões e palavras que lhe atravessaram que Cris recorre ao compor. E essas anotações trazem múltiplas referências. “A faixa Paraíso, por exemplo, eu escrevi após ler A Divina Comédia (poema épico e teológico escrito por Dante Alighieri no século 14). Já Talco Inglês fiz após a leitura da biografia de Simone De Beauvoir”, expõe.

Outro elemento considerado por ela são as melodias criadas por Henrique Cabral. “Quando o Henrique me apresentou a base de Outro Mapa, por exemplo, tive vontade de falar sobre viagens, achamentos, invasões… Então, fui buscar o que eu tinha sobre esses assuntos nos meus arquivos”, assinala.

Por sua vez, o instrumentista – que também recorre a referências diversas, incluindo Black Sabbath, Nina Simone, Milton Nascimento e Villa Lobos – descreve seu processo de criação como de fora para dentro, como se a harmonia lhe fosse entregue, cabendo a ele o papel de captador, como uma espécie de antena recebendo um sinal. 

Elenco

Na formação do show de lançamento do álbum “Imprevisto”, a banda será formada por Cris Vaz na voz, Henrique Cabral na guitarra, acompanhados pelos musicistas Verônica Zanella no baixo, Bê Moura na bateria, Ulisses Luciano no trompete, Wesley Silveira no sax barítono, Julia Baumfeld e Sara Não Tem Nome na participação especial. A pintora e artista multimídia Niura Bellavinha assina a Direção de arte, figurino e iluminação do show. 

SERVIÇO:
O quê.
Show de lançamento do álbum “Imprevisto”
Quando. Nesta sexta-feira (17), às 20h30
Onde. Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3613, Horto)
Quanto. Entrada gratuita. Retirada nos ingressos no Sympla e na bilheteria.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!