O projeto Sempre Um Papo dá sequência à série de conversas com autores nascidos em cidades do interior de Minas Gerais recebendo, nesta terça-feira, a escritora Flávia Péret, que nasceu em  Ouro Preto. O bate-papo tem como mote seu livro mais recente “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” (Guayabo Edições). Sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro, a conversa acontece a partir das 19h, de forma online, com transmissão pelo YouTube do projeto.

“Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” reúne contos que se passam na capital da Argentina, Buenos Aires. Os cenários dos textos, para além dos tradicionais pontos turísticos, convidam o leitor a explorar locais invisibilizados da cidade e a se abrir ao inusitado e às diferenças. A narradora, uma estudante de literatura que deseja se tornar escritora, dialoga e faz referência a obras de escritores argentinos, como Rodolfo Walsh, Ricardo Piglia e Jorge Luis Borges.

O livro parte da própria experiência da autora, que morou em Buenos Aires em 2005, motivada por uma crise profissional. Lá, Flávia matriculou-se no curso de Cinema Documental da Universidade Livre Madres da Plaza de Mayo e em algumas disciplinas do curso de Letras e Antropologia da Universidade de Buenos Aires. Foi assim que seu interesse pela literatura como objeto de estudo e afeto se intensificou. “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” está disponível gratuitamente, em formato e-book e audiolivro, no site da editora.

Mais sobre a autora:

Além de escritora, Flávia Péret é professora e pesquisadora, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora dos livros: "Imprensa Gay no Brasil" (2011), "10 Poemas de Amor e de Susto" (2013), "Outra Noite" (2014), "Novelinha (2016)", "Uma Mulher" (2017 e 2018),"Os Patos" (2018), "Mulher-Bomba" (2019), além de “Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças” (2021).

Em 2018, Flávia recebeu o prêmio Jean-Jacques Rousseau, da Akademie Schloss Solitude (Alemanha) pelo projeto “Uma Mulher” (livro e site de escrita expandida). Em 2010, venceu o prêmio “Memória do Jornalismo Brasileiro”, promovido pelo jornal "Folha de S. Paulo". Há 10 anos, desenvolve e pesquisa processos no campo da palavra e sua interseção com outras linguagens.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Flávia Péret

Dia 22 de março, terça-feira, às 19h

Local: YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br