Gracyanne Barbosa perderá o “shape” após três meses de BBB 25? Sem a rotina intensa de musculação ou a dieta que inclui, segundo ela, 40 ovos por dia, o corpo da influenciadora fitness pode sair do reality show diferente do que entrou. Mas, ainda assim, muito acima do padrão dos brasileiros.

Especialistas em educação física tratam a entrada da influenciadora na casa como uma espécie de experimento científico. “Vou assistir com uma visão antropológica”, confessa a diretora científica da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), Daisy Motta. “Não tem como prever totalmente o que pode ocorrer com o corpo da Gracyanne, porque muitos fatores podem interferir nisso, como a saúde mental e o sono, que estão muito associados à resposta do organismo aos estímulos. Mas acredito que, se ela ficar até o final do programa, veremos uma diferença”.

Para uma pessoa que treina habitualmente e tem uma dieta equilibrada, geralmente a diminuição do volume e definição dos músculos — o “shape” — é perceptível em algumas semanas, explica o médico e profissional de educação física Samir Khalil. “O destreino, a perda de performance e a queda dos resultados até estéticos costumam ocorrer após a segunda semana sem treino, próximo da terceira, da quarta. Mas, para quem está treinando, a recuperação da perda é rápida. É o que chamamos vulgarmente de memória muscular”.

O caso de Gracyanne é diferente. Hoje com 41 anos, ela conta que começou a fazer musculação aos 12. Para Khalil, o desempenho da influenciadora é comparável ao de uma atleta profissional, por isso as perdas de massa e definição dela tendem a ser menores e mais lentas do que a de alguém que malha com menos intensidade, e a recuperação dos resultados deve ser mais rápida. “Há pessoas que fogem desse padrão esperado, mas o normal é que alguém muito treinado e com boa alimentação tenha um retardo nessa perda”, pontua Khalil. Há dois atletas profissionais de fato na casa, a dupla de irmãos ginastas Daniele e Diego Hypólito.

“O efeito de murchar está relacionado à questão de destreino, de não conseguir manter a quantidade de treino mínima necessária para estabilizar esse padrão. A pessoa perde volume muscular, e os músculos ficam menos evidentes”, continua ele. Mesmo assim, Gracyanne deve manter uma musculatura mais evidente do que a média, já que seu percentual de gordura, disse ela em meados de 2024, gira em torno de 9%. Um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentado no Congresso Internacional de Obesidade, mostra que dois terços das mulheres com peso considerado normal tem um percentual de gordura de 30% ou mais.

A mudança na alimentação também tem um papel importante na aparência do corpo. Gracyanne afirma que come 40 ovos por dia, o que não será possível durante o BBB. Ainda assim, ela pode obter proteínas — importantes para a manutenção dos músculos — em outras fontes. “Normalmente, esse perfil de figura pública já tem uma dieta que ultrapassa 2 g de proteína por quilo de peso corporal, que é o limite para otimizar o ganho de massa muscular. Se ela conseguir manter isso, mesmo com a redução de ovos, talvez não perca tanta massa”, comenta Khalil.

E os anabolizantes?

Um fator que pode mudar tudo isso é o uso de anabolizantes. Gracyanne nunca disse que usa esse tipo de substância, mas é constantemente associada a ele em comentários nas redes sociais. Quando alguém para de usar hormônios com fins estéticos, perde parte dos resultados, mas pode manter alguns dos ganhos, diz a pesquisadora Daisy Motta. “Pessoas que usaram por muito tempo têm uma perda menor quando param de treinar do que quem nunca usou”. 

O uso de hormônios para fins puramente estéticos é proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e está associado a uma série de efeitos colaterais — como hipertensão, risco aumentado de infarto, perda de libido e insuficiência hepática. Além disso, a suspensão abrupta da substância pode causar variações de comportamento e humor, de forma similar à abstinência de dependentes químicos. 

“As condições de se adaptar ao estresse serão fatores determinantes para a Gracyanne. (A entrada dela no BBB) não deixa de ser um experimento interessante. Vou acabar assistindo também por causa dos irmãos Hypólito. É importante até para quebrar alguns mitos de que os atletas têm capacidade melhor de resistência. Para o esforço físico, sim, mas vamos ver para outros tipos”, conclui o médico Samir Khalil.