Quarteto em Cy

Em reverência aos 70 anos de Chico Buarque 

Show terá clássicos do cantor carioca, que teve “Pedro Pedreiro como primeiro sucesso lançado pelas meninas, em 1965

Por LUCAS SIMÕES
Publicado em 19 de setembro de 2014 | 03:00
 
 
 
normal

Em 1965, Chico Buarque de Hollanda ainda não era um cantor tão conhecido no país, até a gravação de “Pedro Pedreiro” em um compacto simples do Quarteto em Cy. Mais de 50 anos depois de lançar o primeiro sucesso do compositor carioca, considerado divisor de águas na carreira de Chico, as quatro vozes femininas emblemáticas da MPB voltam a homenagear o ídolo com o show “Olhos Nos Olhos – 70 anos de Chico Buarque”, que terá única apresentação no Teatro Bradesco, amanhã à noite.

Chamado de “vozes de plumas da música brasileira”, o Quarteto em Cy comemora neste ano cinco décadas de história – uma trajetória iniciada nas boates do Rio de Janeiro sob a bênção de Vinicius de Moraes, até o estouro internacional com discos lançados no Japão nas décadas de 1960 e 1970. Com mudanças na formação do conjunto ao longo da carreira – até a recente morte de Cybele, devido a uma isquemia pulmonar, no mês passado –, atualmente o grupo é formado por Cyva, Cynara, Sonya e Keyla, mas sem perder a essência original.

“Engraçado é que a gente trocou algumas vezes de formação, mas conseguimos preservar a tradição das quatro vozes, o que é muito difícil quando se constrói uma carreira de décadas muito sólida. A Keyla, que entrou por último há um ano, e estreou no Quarteto em Cy justamente em Belo Horizonte, tem os graves que prezamos, é uma sintonia ótima que parece fluir com um espírito construído há 50 anos”, atesta a cantora Cynara.

Apesar de terem transitado por compositores como Toquinho, Dorival Caymmi e Tom Jobim durante toda a carreira, Chico Buarque ainda é o preferido das meninas – o próprio compositor chegou a declarar publicamente que ao lado da gravação de “A Banda” (1966), na voz de Nara Leão, a interpretação do Quarteto Cy de “Pedro Pedreiro” foi a sua entrada na carreira artística, na efervescência cultural carioca da década de 1960.

Por isso, o show “Olhos Nos Olhos”, que estreou em abril deste ano no Theatro Net, no Rio de Janeiro, carrega mais de 15 canções do compositor carioca escolhidas a dedo pelo quarteto, em uma espécie de segunda homenagem prestada a Chico. Mas, diferente do álbum “Chico em Cy” (Fama/CID, 1991), onde as meninas fazem reverência ao compositor carioca se revezando em lados A e B da carreira de Chico Buarque, neste show a maior parte das canções é conhecida do grande público, como “João e Maria”, “Futuros Amantes”, “Roda Viva”, “Samba de Orly”, “A Banda” e “Construção”.

Para a capital mineira, o quarteto ainda prepara uma música especial que não está no roteiro oficial do repertório. “Uma diferente que vamos fazer é ‘Tamandaré’, censurada pela ditadura em 1965, e que só quem gravou em disco fomos nós. Por isso essa canção é tão especial para a gente”, completa Cynara.

Os arranjos vocais do show são divididos entre Bias Paes Leme, Célia Vaz e Oscar Castro Neves, além da própria Cynara, que remodelou algumas canções interpretadas ao lado dos músicos Vitor Neto (sopro), Jeferson Lescowich (baixo), Camila Dias (piano) e João Cortez (bateria). “A gente sempre procura os melhores tons para nossas vozes, mas os arranjos das canções são bem próximos ao original, a banda mesmo explora flauta e piano muito bem, como é uma marca do Chico”, diz Cynara.

O show ainda tem participação especial do cantor e compositor Chico Faria, filho de Cynara, que interpreta “Cotidiano” e “As Vitrines” acompanhado do cavaquinho.

Serviço. Quarteto em Cy apresenta o show “Olhos Nos Olhos – 70 anos de Chico Buarque”, no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes), sábado, às 21h. Os ingressos custam R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada), e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h, ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!