O Roupa Nova é dono de grandes hits que atravessam gerações de fãs. Em 40 anos de trajetória, completados em 2020, o grupo formado por Cleberson, Feghali, Nando, Serginho, Kiko e Paulinho (que morreu na noite dessa segunda-feira, 14, por complicações da Covid-19) conquistou alguns recordes.
Quando o assunto é trilha sonora, a banda é a que mais teve músicas em novelas no Brasil: são mais de 30. Entre elas, estão “Whisky a Go-Go” (novela “Um Sonho a Mais”, de 1985), “Anjo” (novela “Guerra dos Sexos”, de 1983), “De Volta ao Começo” (novela “Renascer”, de 1993) e “A Viagem” (novela “A Viagem”, de 1994).
“Dona”, outro sucesso do Roupa Nova, foi gravada especialmente para a trilha sonora da novela “Roque Santeiro” (1985), a convite de Mariozinho Rocha, que durante 30 anos trabalhou na Globo como diretor musical - ele foi responsável pelo repertório de boa parte das músicas nacionais que viraram hits com a ajuda da exposição na televisão entre 1975 e 2015.
Em entrevista ao portal G1, em novembro deste ano, Rocha revelou que convidou o Roupa Nova, banda que tinha lançado quando era diretor de gravadora, para gravar a composição de Sá e Guarabyra. A primeira resposta, entretanto, deixou o produtor surpreso.
"Eles não quiseram. Falaram 'Mariozinho, você vai me desculpar, mas nem pensar", lembrou Rocha. O produtor contou que, após muita insistência, a banda cedeu, e, nas palavras dele, falou: “‘A gente deve tanta coisa a você, até o nome foi você quem deu, nos lançou em disco, então a gente esteve conversando e não podemos negar esse favor a você”. O nome do grupo foi dado pelo produtor em 1980, inspirado na inédita música de Milton Nascimento e Fernando Brant (1946 - 2015), que o sexteto gravou naquele ano.
“Então foi um favor que eles fizeram pra mim. Hoje eu duvido que eles façam um show e não cantem ‘Dona’”, afirmou Mariozinho Rocha ao G1. Naquele ano, a música ficou em segundo lugar entre as mais tocadas nas rádios, ficando atrás de “We Are The World”.
Mais canções
O Roupa Nova também foi o responsável por tocar o “Tema da Vitória”, que mais tarde se tornaria tema de Ayrton Senna; pelas músicas-temas do “Xou da Xuxa” e do “Vídeo Show”, ambas produções da Globo. A banda também gravou a famosa vinheta do festival “Rock in Rio”. Paulinho, que era vocalista e percussionista do Roupa Nova, deu voz a vários hits do grupo.
Em 40 anos de trajetória, o grupo bateu outro recorde: até então, era a única banda com a mesma formação desde o início. Nesse período, o Roupa Nova vendeu mais de 20 milhões de discos e lançou 37 álbuns.
Confira alguns sucessos do Roupa Nova