Galeria de arte Cemig

Samba Queixinho convida para exposição com 76 artistas, em BH

Carnaval será o tema de roda de conversa no dia 23/06 com Gustavo Caetano, Marcelo Veronez e Heleno Augusto. E, em julho, Toninho Horta irá falar sobre música e Clube da Esquina

Por FM O Tempo
Publicado em 22 de junho de 2023 | 18:02
 
 
 
normal

O grupo cultural Samba Queixinho convida para a exposição Coletivarte: Encontro de Expressões", que reunirá obras de 76 artistas mineiros ou moradores de Minas Gerais de diversas linguagens e modalidades artísticas, que incluem pintura, escultura, instalações e painéis.

A exposição está sendo realizada na Galeria de Arte da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Bairro Santo Agostinho, BH) e segue até o dia 28 de julho, das 8h às 18 horas.

Coletivarte, uma iniciativa do Libertas Coletivo de Arte, pretende despertar uma reflexão profunda sobre a conexão entre artistas e obras dentro de um coletivo, do trabalho em rede, da troca de conhecimentos e do desenvolvimento pessoal dos artistas envolvidos.

Diálogos

“Coletivarte é muito mais do que uma exposição convencional. É uma oportunidade de encontro e diálogo entre diferentes saberes e experiências artísticas, de diversas gerações, inclusive dentro da mesma família.

Através dessas obras queremos destacar não apenas a evolução individual de cada artista, mas também a influência do coletivo em seus processos criativos. O Libertas Coletivo de Artes tem sido um espaço de convivência, aprendizado e fortalecimento mútuo, e esta exposição reflete essa essência.

Durante a visitação, você será envolvido por um projeto expográfico cuidadosamente concebido. Estruturas foram utilizadas para organizar as obras em nichos, agrupando-as por tipo, cor e tamanho. Cada obra estará acompanhada de uma legenda que a identifica e contextualiza, permitindo uma conexão mais profunda com o trabalho e a visão do artista, incluindo seu título e técnica”, explica um dos curadores da exposição, Rafael Abreu.

A curadoria é de Rafael Abreu e Elania Matos. A montagem e a expografia são de Elania Matos e Rafael Abreu. A produção/organização é de Rafael Abreu, Elania Matos, Michel Salazar, Ananda Sant Anna e Heloisa Prado. O projeto gráfico é de Michel Salazar. Montagem Rafael Abreu, Elania Matos e Luando de Abreu.

O patrocínio é da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Carnaval e Clube da Esquina

Dando continuidade à sua programação cultural gratuita, o Samba Queixinho convida para a roda de conversa nesta sexta-feira (23), às 19h30 sobre o tema “Cortejo de Ideias - Carnaval como um coletivo”, com Gustavo Caetano (Samba Queixinho), Heleno Augusto (Havaianas Usadas) e Marcelo Veronez (Baile do Prazer e Corte Devassa).

No dia 21 de julho, a conversa será com Toninho Horta, às 19 horas, sobre música e o coletivo Clube da Esquina.

As rodas de conversa vão acontecer no Teatro da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, BH).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!