Manutenção

Secretário garante permanência da Rádio Inconfidência AM até meados de 2020

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, Marcelo Matte anunciou a suspensão do fechamento da operação da emissora

Por Bruno Mateus
Publicado em 19 de julho de 2019 | 17:25
 
 
 
normal

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (19), o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, anunciou a suspensão do fechamento da operação AM da Rádio Inconfidência até meados de 2020. Isso ocorre após Matte ter recebido, há cerca de duas semanas, um relatório elaborado pelas comissões do trabalho e da cultura da Assembleia Legislativa que propunha soluções e defendia a manutenção da frequência AM da emissora. 

Em março, o secretário havia anunciado a intenção de fechar o canal, fato que causou polêmica e preocupação em diversos setores da sociedade. De acordo com ele, o governo do Estado ouviu as demandas dos deputados e da população e considerou rever a decisão. O prazo de um ano, ele explicou, é referente ao levantamento de custos para a recuperação dos equipamentos e da manutenção dos mesmos. 

Marcelo Matte afirmou, ainda, que os valores, os quais ele não citou na coletiva, serão inseridos na previsão orçamentária do governo do Estado para 2020. Caso sejam aprovados, a operação da Rádio Inconfidência AM não corre risco de ser paralisada. “Temos, na Inconfidência, um conjunto de equipamentos de transmissão totalmente sucateados, um alto custo operacional e restos a pagar”, disse. Segundo Matte, apenas de conta de luz a dívida é de R$ 850 mil. 

Relatório

O documento assinado pelos deputados Celinho Sintrocel (PCdoB) e João Bosco (Avante), presidentes das comissões do trabalho e da cultura, respectivamente, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é resultado de duas audiências públicas realizadas na casa e de visitas técnicas efetuadas no centro de transmissão da Rádio Inconfidência. O relatória sugere, além de melhorias estruturais e de equipamentos eletrônicos, uma permuta entre a emissora e a Cemig no fornecimento de energia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!