DEPOIMENTOS

Silvio Santos: um patrimônio da televisão brasileira vai além do seu programa

Há 60 anos no ar, apresentador na intimidade é patrão e também amigo dos colaboradores que fazem parte dessa história

Por Lorena K. Martins l @lorenamartins
Publicado em 06 de agosto de 2023 | 11:35
 
 
 
normal

O homem que há 60 anos faz parte da vida dos brasileiros e comanda o programa responsável pelos maiores índices de audiência do SBT tem muitas de suas características conhecidas pelo público. Tanto que não é raro encontrar quem imite sua voz, sua contagiante risada, seus trejeitos peculiares. Mas o homem que existe por trás das telas, e que construiu um império empresarial e artístico, tem também outros traços no dia a dia do trabalho e na intimidade – e parte deles explica o sucesso que seu próprio nome, Silvio Santos, já resume. 

Pessoas que ao longo dos anos tiveram a oportunidade de conviver com o lendário apresentador de TV, nascido Senor Abravanel há 92 anos, relatam um Silvio que também pode ser sério, persistente e até duro. “Ele é o maior comunicador do Brasil. Silvio é único. Tem uma visão de todos os sentidos. É um pouco psicólogo, sabe exatamente o que falar e na hora que tem que falar. E critica duramente para melhorar. Não tem essa de passar a mão na cabeça, não. Mas ele é muito justo e não gosta de sacanagem; se souber que alguém está puxando o tapete do outro, ele corta na hora”, diz a apresentadora Christina Rocha, 66, à frente do “Casos de Família”. Mas, desde os 18 anos de idade, já comandou diversos programas na emissora de Silvio Santos.

Mas há também um Silvio que, segundo seu entorno, tem um coração enorme, gosta de ser solidário e tem interesse genuíno em contribuir para o crescimento profissional de quem divide o espaço com ele. “Ele é o cara mais humilde do SBT. É de uma cordialidade com todos os funcionários. Conversa com todo mundo e valoriza o trabalho de quem tá com ele”, afirma Liminha, diretor de palco do SBT e o maior responsável por comandar a animação das colegas de auditório.

Com boné e os óculos escuros, que se tornaram sua marca registrada, Liminha está sempre ao lado de Silvio Santos, auxiliando o apresentador no programa há 42 anos. É quase um coapresentador, dando informações até mesmo dos convidados – alguns desconhecidos pelo próprio patrão. “Quando ele chega no SBT, se posiciona como apresentador. Gosta das coisas do jeito dele. E, quando não sai do jeito que ele gosta, procura o responsável para resolver”, conta Liminha, confessando que já tomou um puxão de orelha de Silvio. “Tenho que ficar atento a tudo, eu fico ligado a ele. Até com as próprias filhas ele pega no pé. Só é exigente com quem ele gosta”, diz ele, sobre a responsabilidade das herdeiras na emissora.

Quem concorda também é Christina Rocha. A apresentadora já foi cunhada do patrão - ela foi casada com o irmão da escritora Iris Abravanel, esposa de Silvio e sempre teve cuidado para não "confundir" a relação de família com a profissional com o dono do SBT.  “Eu já era a Christina, apresentadora, com a minha carreira, quando me tornei cunhada. Sempre soube do meu lugar e nunca misturei as coisas. Por causa disso, as coisas até foram mais difíceis pra mim”, brinca. Ela relembra uma vez que estava afastada da emissora e foi até Silvio para conversar a respeito de uma futura oportunidade. “Ele me disse que não tinha nada para mim naquele momento. Não adianta ir lá pedir vaga em algum programa que o Silvio vai dar. Se não tiver algo que a pessoa caiba, não adianta. Tá fora e pronto”, disse. 

Aposentadoria?

Há 60 anos no ar, o “Programa Silvio Santos” já cravou sua marca no livro dos recordes em 1993 como a atração de TV mais duradoura do Brasil, mas, agora, tem uma diferença: a ausência do personagem que batiza a atração. Durante toda a pandemia da Covid-19, Silvio Santos ficou afastado do trabalho. Ele voltou a gravar em julho de 2021, mas foi contaminado pelo coronavírus. Recuperado, continuou em casa e retornou aos palcos em abril de 2022, até que, em julho do mesmo ano, sua filha Patrícia Abravanel assumiu o comando do programa. Desde então, boatos que dão como certa a aposentadoria de Silvio Santos ganharam mais força. 

Mesmo ausente, inclusive, do especial de seis décadas da atração, que foi ao ar em junho deste ano, os colaboradores deixam claro que a aposentadoria de Silvio Santos parece estar bem longe. “Mesmo afastado das gravações e pelo que eu conheço do Silvio, ele está atento. Nada acontece sem passar por ele. Silvio gosta de estar por dentro de tudo no SBT”, disse Christina Rocha. Já Liminha conta que o diretor do programa, Fabiano Wicher, sempre passa orientações à equipe que são recebidas nos bastidores pelo próprio Silvio. 

A própria Patrícia Abravanel já declarou que o pai não passou totalmente o bastão a ela. Para O TEMPO, a filha do Homem do Baú disse: “Os 60 anos do ‘Programa Silvio Santos’ são sobre a trajetória e talento únicos do meu pai e de todo mundo que faz parte dessa história com ele. Me sinto muito honrada por fazer parte de tudo isso também”

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!