O festival Teatro em Movimento é um dos mais importantes das artes cênicas em Minas Gerais e do Brasil e ao longo de quase 20 anos de existência foi responsável por descentralizar o acesso às grandes produções do eixo Rio-São Paulo trazendo para Belo Horizonte e outras 15 cidades mais de 300 espetáculos em um constante programa de formação de plateia.
 
Assim como todas as iniciativas da área cultural, o projeto foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e também teve que se reinventar.  Após um período de estudo e pesquisa, a produtora Tatyana Rubim,  idealizadora do Teatro em Movimento,  transformou o festival em algo absolutamente novo e criou três novas frentes.

A partir de agosto, o projeto dá início ao Teatro EmMov Digital, uma ampla plataforma de Teatro para web, construída a partir de três pilares: um curso pioneiro de formação em teatro digital, a produção de uma websérie com vinte episódios e o lançamento de três montagens virtuais concebidas exclusivamente para a ocasião e estreladas pelos atores Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes.

O Teatro EmMov Digital tem coordenação geral de Tatyana Rubim, que também divide a coordenação de experiências digitais e formação em teatro digital da doutora da UFMG Mariana Lima Muniz. 

O Teatro EmMov Digital será realizado com uma equipe de quase 100 pessoas, entre diretores, atores, cenógrafos, cineastas, roteiristas, especialistas da área digital, produtores e professores. Toda esta cadeia produtiva teve seu trabalho interrompido com o isolamento social. 

Toda a concepção do projeto foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação da Covid-19. 

EDUCAÇÃO ON-LINE

Sem dúvida, uma das novidades mais aguardadas é o curso de formação em teatro digital. As inscrições já estão abertas e vão até sexta (7) e podem ser feitas através do site do Teatro em Movimento. As aulas terão início em 17 de agosto. 

A iniciativa é voltada para a capacitação de profissionais em Teatro Digital, com previsão de acontecer entre agosto 2020 e janeiro de 2021, com 180 horas, na modalidade de educação online. São 200 vagas para o curso e 100 vagas por disciplina para ouvintes (que não farão o curso todo).  Toda a programação será gratuita.

As aulas serão aplicadas exclusivamente on-line, em plataforma própria, por professores capacitados nas áreas de artes digitais, teatro digital, games, audiovisual e produção de projetos culturais. O objetivo é que o curso contribua para a abertura de novos mercados para profissionais da área das artes cênicas em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais e do país. A coordenação pedagógica é da professora doutora da UFMG Mariana Lima Muniz (UFMG).