Rá-Tim-Bum, programa que fez sucesso na TV Cultura no início dos anos 1990, completa 30 anos de sua estreia nesta quarta-feira, 5.
O infantil pretendia "ser a pré-escola eletrônica de dois terços das crianças brasileiras de quatro a seis anos, que nao econtram lugar nas pré-escolas de verdade", informava o Estado à época.
Inicialmente, o Rá-Tim-Bum contava com 187 capítulos e era transmitido em três horários diferentes na TV Cultura, às 9h, 15h e 19h, substituindo o programa infantil Catavento. A proposta pedagógica da atração era semelhante à da Vila Sésamo, que fez sucesso nos anos 1970.
Relembre a abertura do programa "Rá-Tim-Bum"
Com um acabamento sofisticado, a produção gastou cerca de 1 milhão de dólares à época, dinheiro doado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O Sesi também foi um parceiro da emissora no Rá-Tim-Bum.
Célia Regina dos Santos, diretora do Departamento de Programação Infanto-Juvenil da TV Cultura à época, comentava: "Utilizamos todos os recursos da tecnologia moderna para fazer um programa que tenha muito conteúdo numa embalagem comercial". "Tudo no programa tem uma razão pedagógica. Nada é gratuito", complementava.
Entre os quadros do programa, estava o clássico Senta Que Lá Vem a História, o Jornal da Criança e os encontros entre Euclides (vivido por Carlos Moreno, conhecido pelas propagandas do Bombril) e a cobra Silvia.Além de Moreno, outros nomes conhecidos do público, como Marcelo Tas, Marcelo Mansfield, Arthur Kohl e Luiz Henrique, hoje em dia mais conhecido por ser a Mamma Bruschetta, também estiveram no elenco de Rá-Tim-Bum.
Assista alguns vídeos de Rá-Tim-Bum que estão atualmente disponíveis no YouTube
Rá-Tim-Bum #1
Professor Tibúrcio
Euclides e Silvia
Senta que lá vem história