'Tem dedo da Zoé nisso'

'Todas as Flores' retorna com Maíra com sede de vingança

Novela estrelada por Sophie Charlotte, Regina Casé e Letícia Colin retorna nesta quarta-feira (5) com capítulos inéditos, no Globoplay

Por Renato Lombardi
Publicado em 04 de abril de 2023 | 07:15
 
 
 
normal

Quando a primeira parte de “Todas as Flores” chegou ao fim, em dezembro do ano passado, após uma sequência eletrizante, deixou o público atônito. “Maíra vai conseguir se vingar?” e “Vanessa vai ser punida?” são apenas algumas das inúmeras perguntas que ficaram no ar e que serão respondidas a partir desta quarta-feira (5), com a estreia da segunda fase da trama escrita por João Emanuel Carneiro e que se tornou um fenômeno no Globoplay. 

Se na primeira fase Maíra (Sophie Charlotte) era uma mocinha cega e de bom coração, que sofreu nas mãos da mãe, Zoé (Regina Casé), e da irmã Vanessa (Letícia Colin) – ela até teve o filho roubado –, agora a personagem retorna com sede de vingança em “Todas as Flores”. Uma reviravolta característica das obras de João Emanuel Carneiro, responsável por personagens e cenas icônicas da TV recente, como o duelo entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) em “Avenida Brasil” (2012). 

Os indícios dessa reviravolta em “Todas as Flores” apareceram nas cenas finais do último capítulo da primeira fase, após Maíra roubar o dinheiro de Zoé, se submeter a uma cirurgia e voltar a enxergar. “Essa é uma sede do público! Sempre que interagem comigo, as pessoas me lançam isso: ‘Mas ela vai se vingar, né?’. É crescente esse desejo na Maíra e no telespectador. Acho que essa vingança foi muito estabelecida pela dinâmica que a gente estabeleceu entre essas personagens”, afirma Sophie.  

“Essa expectativa é curiosa”, diz a intérprete de Maíra. “Claro que temos uma reviravolta, mas, em que nível, só assistindo pra saber. Prefiro deixar para o público. Foi muito revelador e maneiro ver a repercussão tão avassaladora da novela e dessa trama”, completa a atriz, que questiona o limite entre justiça e vingança. “São coisas diferentes, e Maíra vai ter que lidar com esses limites entre uma coisa e outra. A construção da história delas determinou isso, mas não sei se é uma necessidade humana essa busca”, reflete. Sophie. “Acho que essa segunda temporada vai lidar com esses limites”, completa. 

E as vilãs? 

Regina Casé, que em “Todas as Flores” interpreta a primeira vilã da carreira, comentou a reviravolta na trama e brincou com os destinos de Zoé e de Vanessa: “Agora, elas serão as ex-malvadas”. “Sempre sonhei em fazer uma vilã. Não tinha ideia de como era, porque sempre fiz personagens empáticas e que, mais ou menos, diziam as mesmas coisas de como eu penso ou vejo a vida. Com raríssimas exceções, em 90% das vezes estava homenageando essas mulheres, tanto nos programas opinativos quanto na ficção”, diz.  

A atriz também destaca a experiência de viver uma personagem com tantas camadas. “Quando comecei a Zoé, na primeira cena, ela se mostra uma vilã clássica e mata uma pessoa. Mas, nos 15 capítulos seguintes, ela não tem uma fala de vilania. E isso foi difícil para mim, me deixou aflita. Aí eu falei ‘bom, mulheres assim têm filhos e relações diferentes com uma pessoa e com outra”, avalia. “Fui fazendo meio no susto”, pontua. 

Intérprete de Vanessa, Letícia Colin destaca o sucesso da personagem. “As pessoas me param e falam: ‘Odeio você, mas tira foto comigo?’. Só uma novela pode trazer isso”, conta ela, aos risos. A atriz revela que buscou inspiração em diversos elementos para criar a vilã. “Acho que, em poucas linhas, fui de Norman Bates a Patrulha Canina. Me inspirei, verdadeiramente, no Prefeito Humdinger. Sou um grande caldo contemporâneo pop louco e caótico”, comenta ela.  

Capítulos inéditos 

A segunda fase de “Todas as Flores” estreia nesta quarta-feira (5), a partir das 18h, no Globoplay. Ao todo, serão 40 capítulos, sendo cinco liberados semanalmente. A novela será exibida na TV Globo no segundo semestre de 2023.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!