Educação

Turma da Mônica terá revista contra o preconceito em relação aos idosos

Publicação deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano

Por O TEMPO | ENTRETENIMENTO
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 | 16:05
 
 
 
normal

Fruto de uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica vai ganhar uma nova revista, que aborda o tema do envelhecimento e da inclusão social das pessoas idosas, visando sensibilizar crianças e adolescentes sobre o respeito e a solidariedade entre as gerações. A publicação, que deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano, é voltada ao público do Ensino Fundamental. 

O criador e desenhista Mauricio de Sousa, que já vem manifestando a vontade de abordar com mais ênfase o tema da pessoa idosa, destacou o fato de os personagens da Turma da Mônica conversarem com cinco gerações.

“Por meio das histórias em quadrinhos, com uma linguagem de fácil compreensão, é possível disseminar mensagens positivas sobre a convivência entre as gerações”, assinalou ele em uma publicação no site oficial do MDHC. Ele acrescenta ser importante mostrar às crianças e aos jovens que as pessoas idosas precisam ter seus direitos respeitados e que todos ganham com essa convivência mais próxima. 

A criação da revista será feita a partir de trocas de informações entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do MDHC. O Estatuto da Pessoa Idosa estabelece a inserção de conteúdos voltados ao processo do envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso nos currículos dos diversos níveis de ensino formal, a fim de eliminar o preconceito e produzir conteúdo sobre a matéria.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, ressaltou a importância da parceria para ampliar as ações do MDHC para o público formado por crianças, professores, pais e responsáveis, a partir de um material lúdico.

“É importante destacar que no momento desse acordo a gente tem uma personagem que é retratada como criança na maior parte das edições, mas que já é uma pessoa idosa, que já foi retratada como adolescente e que, possivelmente, será retratada na perspectiva da pessoa mais velha ou trazendo reflexões da velhice”, enfatizou na mesma publicação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!