Recente pesquisa revela que 84,8% dos brasileiros preferem assistir à TV aberta e paga por meio de seus aparelhos. O dado, divulgado pela coluna de Ricardo Feltrin, aponta que os brasileiros, em sua maioria, ainda optam pelo acesso tradicional ao conteúdo audiovisual.
Realizada pela Kantar Media, a pesquisa de consumo levou em consideração diferentes suportes que foram dividos em dois grupos: 1) acessos feitos por meio de aparelho de TV e 2) acesso realizados por celular, tablet e computador.
Os dados estão sendo coletados desde 2022 e consideram apenas o consumo de audiovisual de dentro de casa, ou seja, não leva em consideração quem acessa programas pelo celular fora da residência, por exemplo.
Entre os 84,8% de quem está assistindo a TV tradicional por televisores - na categoria 1 -, 73% estão conectados à TV aberta enquanto 11,8%, na TV paga.
Com relação às transmissões feitas por sites, a Kantar considerou as plataformas de streaming e o Youtube - este, isoladamente. Enquanto a primeira representou 7,1% de acesso; a segunda teve 16,6% de acesso por meio de aparelhos de TV. Desta forma, totalizam 23,7%. Ou seja, 24 de cada 100 aparelhos ligados em casa estão conectados à plataformas de streaming ou no canal de vídeos da Google.
O número muda um pouco quando é considerado o acesso por meio de celulares, tablets e computador - categoria 2-. Neste caso, a TV aberta e paga tem 76,3% de Ibope, o Youtube tem 16,6% e os streamins 7,1%.
(Com informações de UOL)