Carnaval

Veja dicas de segurança para não se dar mal no Carnaval de BH

Está na época de muita festa em Belo Horizonte, mas também é momento de ficar bem atendo; entenda maneiras de curtir o Carnaval com segurança

Por Laura Maria
Publicado em 19 de fevereiro de 2017 | 16:19
 
 
 
normal

Belo Horizonte já está praticamente tomada pela folia! Praticamente em qualquer canto da cidade, há um bloco de Carnaval com multidões cantando no ritmo momesco. Mas o momento exige muita atenção também. Com grande aglomerações de pessoais, e muita gente consumindo bebidas alcoólicas, é comum o roubo de celulares, confusões entre os foliões e abusos.

Por isso, a reportagem do O TEMPO separou algumas dicas para que você aproveite ainda mais o Carnaval que está apenas começando.
 
Atente-se ao celular. Com fantasias para todo lado, é comum ficar com o smartphone na mão para não perder nenhum momento. Mas é a grande oportunidade para ser roubado também. Por isso, se possível, deixe o celular em casa. Caso não haja outro jeito, sempre ande com uma bolsa em que possa colocar o aparelho logo depois que usá-lo. Evite deixá-los nos bolsos da calça ou camisa.
 
Uma boa dica é cadastrar o celular no site da Polícia Militar Celular Seguro para que, caso seu celular seja furtado, a PM tenha mais chances de localizá-lo. Basta entrar no site e cadastrar seus dados e os dados de seu celular. A Polícia recomenda ainda sempre fazer boletins de ocorrência nesses casos.
 
Fuja das brigas. A dica é quase que óbvia, mas, muitas vezes, um pisão no pé pode provocar várias confusões. Por isso, procure ser sempre cordial com as pessoas com quem se encontrar, e, caso veja algum princípio de briga, afaste-se imediatamente, e, se possível, faça contato com a polícia.
 
Não consuma bebida oferecidas por estranhos. Certifique-se também da procedência de drinques dos locais em que comprar e procure sempre adquirir alimentos de ambulantes cadastrados. Ingerir alimentos com alguma droga ou substância ilícita pode provocar desmaios e perda da noção de espaço, o que potencializa os abusos.
 
Vá de táxi. Ou de uber, ou de carona (se ela estiver em sã consciência). Não pegue no volante caso tenha consumido bebidas alcoólicas. Evitar acidentes é muito simples, provocá-los também. 
 
Carregue uma bolsinha escondida. Além dos roubos dos celulares, outros objetos importantes podem ser levados embora também, como dinheiro, documentos... A dica é andar com uma bolsa escondia por debaixo da roupa e só usá-la quando necessário.
 
Tenha sempre preservativos consigo. Não dá para prever quando o clima começar a esquentar, por isso, de antemão, já carregue consigo preservativos. Lembre-se de que o sexo seguro evita inúmeras doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez não planejada.
 
Agora, é só cair na folia! Boa diversão!
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!