O torcedor que se acostumou a ver o América mandar sempre seus jogos no Independência pode se esquecer que o Coelho tem uma história longa com o Mineirão, que foi palco de conquistas representativas do clube, inclusive fora dos limites de Minas Gerais. E a primeira dessas conquistas foi muito significativa, no início da década de 1970.
A conquista número um do América no estádio foi o Campeonato Mineiro de 1971. Foi na Pampulha que o Coelho viveu a emoção do título, que foi conquistado de forma emocionante e invicta. Vale lembrar que o clube estava sem conquistar um Estadual desde 1957 - e foi também naquela temporada que o América passou a usar, de forma definitiva, seu belo uniforme verde e preto. No dia 26 de junho, o América fez 3 a 2 no Uberlândia, no Mineirão, chegou a 38 pontos (16 vitórias e seis empates em 22 jogos). Mas a vitória não era o suficiente.
O América tinha 23 gols de saldo e o Cruzeiro, que entraria em campo no dia seguinte, dois pontos a menos e nada menos do que 35 gols de saldo. Ou seja, em caso de vitória azul no domingo, dia 27, contra o Atlético, o título iria para a Toca da Raposa. Mas o Galo venceu o jogo, também no Mineirão, e a taça foi para o Coelho.
Clique aqui e confira o especial "Mineirão 60 anos"
O Coelho só voltaria a conquistar um Mineiro em 1993, quando fez jogos históricos no Mineirão que ajudaram na campanha, que foi finalizada em Governador Valadares. O América arrancou um empate com o Atlético em 2 a 2, no fim do jogo, e, além disso, aplicou um 4 a 0 no Galo que marcou a campanha.
O Atlético também seria o vice das últimas conquistas do Mineiro do América, todas festejadas no Mineirão. Em 2001, o Coelho fez 4 a 1 no jogo de ida da final e, também de forma emocionante, no fim, perdeu a volta por 3 a 1 e foi campeão, o que se repetiria em 2016, quando o América venceu no Independência a ida por 2 a 1 e foi comemorar o título após o 1 a 1 no Mineirão.
O Gigante da Pampulha também presenciou uma conquista histórica do Coelho que não ficou limitada às fronteiras de Minas Gerais. O América foi o campeão da Copa Sul-Minas em 2000, derrotando na final o forte time do Cruzeiro, favorito para a conquista. No Mineirão, o América venceu as duas partidas da final, por 1 a 0 e 2 a 1, e ficou com a taça.
Para o torcedor americano, o estádio também tem lembranças internacionais. Em 2022, na primeira participação do Coelho na Copa Libertadores, o Mineirão recebeu o primeiro clássico mineiro da história do torneio, o 1 a 1 com o Atlético na primeira fase. Os dois também fizeram o primeiro clássico mineiro do Brasileirão antes da unificação, em 1971, o jogo de estreia dos dois no torneio, que também terminou 1 a 1.
O Mineirão também foi palco de um jogo significativo para o América. Em 1992, o Coelho ficou no 0 a 0 contra o São José-SP, na Pampulha, em partida que marcou o retorno do clube à Série A do Brasileiro. O América tinha jogado na elite nacional pela última vez em 1979 e ficou mais de uma década fora. Teve festa no Mineirão nesse dia, assim como em vários outros momentos especiais do Coelho no local.