Nos 60 anos do Mineirão, ninguém atuou mais vezes no estádio do que o goleiro Fábio. Hoje titular absoluto do Fluminense, o ex-jogador do Cruzeiro soma 407 partidas no Gigante da Pampulha, a grande maioria delas com a camisa celeste.
A estreia de Fábio no Mineirão foi ainda em 2000, em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, quando foi titular no amistoso com o Universal, do Rio de Janeiro. Era só o primeiro passo de uma longa e vitoriosa trajetória que o goleiro construiria.
Após passagem pelo Vasco, em que atuou quatro vezes no Mineirão, Fábio retornou ao Cruzeiro e, com muitas vitórias e títulos (dois Brasileiros, três Copas do Brasil e sete Mineiros), chegou a marca de 398 partidas pela Raposa no Mineirão.
Clique aqui e confira o especial "Mineirão 60 anos"
Após deixar o time celeste, Fábio se transferiu para o Fluminense, clube pelo qual já disputou mais cinco partidas no Mineirão. No ano passado, antes do duelo com o Cruzeiro, o goleiro recebeu, em ato recheado de simbolismo, as chaves dos vestiários do Mineirão.
"Eu agradeço. São jogos de muita história, de grandes jogadores que passaram aqui. Tenho que agradecer a Deus por fazer parte desta história do Mineirão, tanto do antigo quanto do novo, onde tive muitas alegrias, comemorei títulos. E só agradecer a Deus e todos que fizeram parte e me deram a oportunidade de entrar em campo. Tenho que agradecer a torcida do Cruzeiro, o carinho e a gratidão. É uma satisfação imensa poder receber essa homenagem”, destacou Fábio na ocasião
Como tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2026, Fábio ainda pode ampliar sua marca no Mineirão.
O recordista anterior de jogos no Mineirão era o ex-lateral Nelinho, que disputou 348 jogos no Gigante da Pampulha, somadas suas passagens por Cruzeiro e Atlético.
177 jogos - 173 pelo Cruzeiro e 4 pelo Vasco
Primeiro jogo: 04/03/2000 - Cruzeiro 2x0 Universal (Amistoso)
230 jogos - 225 pelo Cruzeiro e 5 pelo Fluminense
Último jogo: 24/08/2024 - Atlético 0x2 Fluminense (Campeonato Brasileiro)
Total: 407 jogos, sendo 398 pelo Cruzeiro, 4 pelo Vasco e 5 pelo Fluminense