ESPECIAL

Linha do tempo com a história dos 60 anos do Mineirão

Maior estádio de Minas Gerais tem uma trajetória recheada de grandes eventos e conquistas esportivas e também fora dos campos

 

O Mineirão completa nesta sexta (5/9) 60 anos de sua inauguração, uma história recheada, claro, de muito futebol, conquistas inesquecíveis dos clubes mineiros e também uma imensa trajetória de grandes eventos, esportivos ou não, e o marco definitivo como um dos mais importantes cartões postais de Belo Horizonte. Confira, abaixo, uma linha do tempo, que começa desde o período de construção do estádio.

1960

Início das obras de construção do Mineirão. O terreno foi cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

1965

5 de setembro - Abertura do Mineirão com o primeiro jogo entre Seleção Mineira e River Plate, da Argentina. O atleticano Buglê fez o único gol da partida, o da vitória mineira por 1 a 0. Foi o primeiro tento da história do estádio.

7 de setembro - Pela primeira vez a seleção brasileira joga no Mineirão. Em um amistoso contra o Uruguai, o Brasil, representado pelo Palmeiras, fez 3 a 0 em uma partida que também fez parte dos eventos de inauguração.

Clique aqui e confira o especial "Mineirão 60 anos"

29 de setembro - O primeiro mineiro a disputar um jogo oficial por uma competição nacional no estádio foi o Siderúrgica, de Sabará, que fez 3 a 1 no Atlético-GO pela Taça Brasil, que depois seria equiparada ao Brasileirão. A equipe da região metropolitana disputou o torneio porque foi o campeão mineiro de 1964.

24 de outubro - Primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro, um jogo que não terminou. O time estrelado vencia por 1 a 0 quando uma briga generalizada interrompeu a partida.


1966

18 de janeiro - O Mineirão passa a se chamar, oficialmente, Estádio Governador Magalhães Pinto. Até então, o nome era Estádio Minas Gerais. A lei que oficializou a mudança é a de número 4.072.

16 de fevereiro - Fim do primeiro Campeonato Mineiro disputado no novo estádio, que começou em julho de 1965, ainda antes do Mineirão. O Cruzeiro foi o campeão mineiro de 1965 em um torneio com 12 clubes e jogos em turno e returno em pontos corridos.

30 de novembro - No jogo de ida da decisão da Taça Brasil, o Cruzeiro se apresenta para o país ao golear o Santos, de Pelé, por 6 a 2. O Peixe tinha conquistado os cinco títulos anteriores do torneio. No jogo de volta, em São Paulo, o time celeste confirmaria o título.

1967 

15 de novembro - Atlético e Botafogo decidiram uma vaga nas quartas de final da Taça Brasil na moedinha. No mata-mata, o time carioca fez 3 a 2 no primeiro jogo e o Galo venceu o segundo por 1 a 0. No terceiro, no Mineirão, após 1 a 1, o classificado saiu na moeda. E deu Galo.

1968

19 de dezembro - O Atlético representou a seleção brasileira em um amistoso no Mineirão, quando o time alvinegro, vestido de verde e amarelo, fez 3 a 2 na Iugoslávia, com gols de Vaguinho, Amauri Horta e Ronaldo. Bukal e Djokovic marcaram para os iugoslavos.

1969

4 de maio - Dia do clássico com o maior público da história do Mineirão. Em jogo pelo Campeonato Mineiro, 123.351 pessoas marcaram presença no Gigante da Pampulha para ver a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Atlético.

3 de setembro - A seleção brasileira, que tinha confirmado a classificação para a Copa do México com uma campanha com 100% de aproveitamento, é derrotada pelo Atlético, por 2 a 1, em um amistoso no qual o Galo usou a camisa da Federação Mineira de Futebol.

1971

12 de dezembro - O Atlético faz 1 a 0 no São Paulo, pelo triangular final do Campeonato Brasileiro, e encaminha a conquista do título nacional. Uma semana depois, o Galo venceria o Botafogo no Rio e confirmaria a taça.

1975 

Agosto e setembro - A Copa América, que não tinha uma sede fixa na época, recebe três jogos da seleção brasileira, formada por equipe que mesclava jogadores de Atlético e Cruzeiro, como time-base, com “reforços” de clubes como Vasco e Palmeiras. O Brasil venceu Venezuela e Argentina e perdeu para o Peru, que depois eliminaria o time brasileiro em Lima.


1976

O Cruzeiro conquista a Libertadores em Santiago, em julho, mas protagoniza jogos históricos no Mineirão, como a estreia contra o Internacional, um incrível 5 a 4, e os 7 a 1 sobre o Alianza, na fase semifinal, dias depois da morte do camisa 7 Roberto Batata. No jogo de ida da final, na Pampulha, 4 a 1 no River Plate, em 21 de julho. O River venceria a volta e provocaria o jogo desempate no Chile.

1978

5 de março - uma das derrotas mais dolorosas da história do futebol mineiro. Mais de 100 mil pessoas viram o Atlético fazer o jogo único da final do Brasileiro de 1977, contra o São Paulo. Depois do 0 a 0 no tempo normal, o time paulista fez 3 a 2 nos pênaltis após desperdiçar as duas primeiras cobranças. O Galo foi vice-campeão invicto.

1980

9 de outubro - Pouco mais de 13 mil pessoas tiveram a oportunidade de presenciar a maior goleada da história do Mineirão, os 11 a 0 do Cruzeiro sobre o Flamengo, de Varginha, pelo Campeonato Mineiro daquele ano. Roberto César fez cinco gols, enquanto Mauro (4), Alexandre e Carlinhos completaram o atropelo. Mauro ainda perdeu um pênalti e teve dois gols anulados naquele encontro.

1983

23 de junho - O Kiss toca no Mineirão, show que ficou marcado como o maior realizado no estádio até o período da reforma, quando o Mineirão começou a receber novos artistas de ponta no cenário musical.

9 de dezembro - O Atlético vence o Nacional, de Uberaba, por 3 a 0, com gols de Reinaldo (2) e Catatau e conquista, por antecipação, o hexacampeonato mineiro. Pouco mais de 26 mil torcedores acompanharam a maior sequência de conquistas estaduais do futebol profissional em Minas (desde 1933). Em 2025, o Galo igualaria a marca.

1985

9 de março - A banda Menudo, de Porto Rico, sucesso total entre a garotada na década de 1980, se apresenta no Mineirão durante a turnê brasileira.

1991

20 de novembro - Cruzeiro faz 3 a 0 no River Plate, reverte a derrota por 2 a 0 no jogo da ida, e conquista a Supercopa dos Campeões da Libertadores, torneio criado em 1988, quando o Racing venceu o título exatamente no Mineirão, contra o Cruzeiro.

1992 

Setembro - Atlético vence o Olimpia por 2 a 0, no Mineirão, no jogo de ida da primeira edição da Copa Conmebol, diante de mais de 60 mil pessoas, e encaminha a conquista da competição, que seria confirmada no jogo de volta, no Paraguai. É a primeira conquista continental oficial do Galo.

Novembro - Cruzeiro faz 4 a 0 no Racing, no jogo de ida da decisão da Supercopa, e leva grande vantagem para o jogo da volta, na Argentina, onde confirma o bicampeonato.

1993

3 de junho - Cruzeiro vence o Grêmio por 2 a 1 e ganha a Copa do Brasil pela primeira vez.

1997

22 de junho - O Cruzeiro vence o Villa Nova por 1 a 0 e conquista o Campeonato Mineiro diante de 132.834 pessoas presentes no estádio (74.857 pagantes), recorde do Mineirão. 

9 de agosto - Belo Horizonte festejou seu centenário com um torneio internacional que reuniu clubes como Milan (Itália) e Benfica (Portugal). A final, porém, foi caseira e o Atlético venceu o Cruzeiro por 2 a 1.

13 de agosto - Cruzeiro vence o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0, e conquista o bicampeonato da Copa Libertadores.

17 de dezembro - O Atlético empata com o Lanús, da Argentina, em 1 a 1, e como venceu o jogo de ida da final por 4 a 1 fora de casa, levantou no Mineirão o bicampeonato da Copa Conmebol.

2000

9 de julho - O Cruzeiro faz 2 a 1 no São Paulo e conquista o tricampeonato da Copa do Brasil.

2003

11 de junho - Com uma vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, o Cruzeiro levanta a Copa do Brasil pela quarta vez, então se igualando ao Grêmio como o maior campeão do torneio.

30 de novembro - Cruzeiro faz 2 a 1 no Paysandu e conquista o Campeonato Brasileiro, o primeiro por pontos corridos, e fecha o ano com a Tríplice Coroa, pois havia vencido também o Mineiro e a Copa do Brasil.

2005

27 de novembro - Atlético empata com o Vasco em 0 a 0, resultado que confirma o rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

2006

25 de novembro - Com o acesso garantido para a Série A em uma campanha com vários jogos no Mineirão, Galo lota o estádio no 2 a 2 com o América-RN na despedida atleticana da segunda divisão.

2009

16 de julho - Em outro dia triste no Mineirão, o Cruzeiro, favorito, perde para o Estudiantes, da Argentina, por 2 a 1, de virada, e vê o tri da Libertadores escapar por entre as mãos.

2010

3 de maio - Atlético faz 2 a 0 no Ipatinga e conquista o Campeonato Mineiro, o último torneio realizado no estádio antes da reforma.

6 de junho - Último jogo do Mineirão antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014 e para a Copa das Confederações de 2013. Pelo Brasileiro, o Atlético perde para o Ceará por 1 a 0.

2012

21 de dezembro - Após dois anos e meio fechado para reformas, o Mineirão é reaberto em evento com a presença de diversas autoridades.

2013

3 de fevereiro - Primeiro jogo no “novo” Mineirão, com vitória do Cruzeiro sobre o Atlético por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro. O primeiro gol no estádio reformado é do Cruzeiro, um gol contra do lateral-direito Marcos Rocha.

9 de março - O inglês Elton John é o primeiro astro internacional a se apresentar no gramado do Mineirão após a reforma.

4 de maio - Um ex-beatle chega a Belo Horizonte pela primeira vez. Sir Paul McCartney emociona o público no Mineirão, que viveu um dia histórico.

19 de maio - Atlético conquista o primeiro título do novo Mineirão, o Campeonato Mineiro. O Galo perde para o Cruzeiro por 2 a 1, mas tinha a vantagem dos 3 a 0 no jogo de ida.

Junho - A Copa das Confederações chega ao Mineirão, que recebe três jogos: Nigéria 6x1 Taiti, Japão 1x2 México e Brasil 2x1 Uruguai.

24 de julho - Atlético conquista seu maior título e levanta a Copa Libertadores no Mineirão ao derrotar o Olimpia nos pênaltis, após 2 a 0 no tempo normal e na prorrogação.


2014

14 de junho - Pela primeira vez na história, o Mineirão recebe um jogo de Copa do Mundo. A Colômbia venceu a Grécia por 3 a 0 em um dia de estádio completamente lotado. Ainda na primeira fase, o estádio foi sede de Inglaterra 0x0 Costa Rica, Argentina 1x0 Irã e Bélgica 2x1 Argélia.

28 de junho - O Brasil faz seu primeiro jogo de Copa do Mundo no Mineirão, empata por 1 a 1 com o Chile pelas oitavas de final e se classifica nos pênaltis.

8 de julho - Um dia que entrou para história do futebol. A Alemanha faz 7 a 1 no Brasil na semifinal da Copa do Mundo e deixa uma marca eterna para o Mundial.

23 de julho - Atlético conquista a Recopa Sul-Americana diante do Lanús, da Argentina, ao fazer 4 a 3 nos visitantes.

23 de novembro - Cruzeiro faz 2 a 1 no Goiás e volta a conquistar o Campeonato Brasileiro.

26 de novembro - Atlético faz 1 a 0 no Cruzeiro na primeira decisão nacional entre os dois rivais e levanta a Copa do Brasil pela primeira vez.

2015

15 de outubro - Com o lendário Ozzy Osbourne no comando, o Black Sabbath se apresenta na Esplanada do Mineirão, que também receberia nos anos seguintes estrelas mundiais como Pearl Jam, Beyonce, Aerosmith, Foo Fighters, Roger Waters, Mettalica e Guns and Roses.

8 de dezembro - Milton Nascimento, Caetano Veloso e Jota Quest se apresentam em espetáculo em solidariedade às vítimas da tragédia de Mariana.


2016

3 de agosto - Pela primeira vez o estádio recebe um jogo de futebol feminino depois da reforma e também seu primeiro jogo de Olimpíadas, o duelo entre Estados Unidos e Nova Zelândia, pela Rio-2016.


2017 

27 de setembro - Cruzeiro vence o Flamengo nos pênaltis e é pentacampeão da Copa do Brasil, voltando a ser então o maior campeão do torneio, ao lado do Grêmio.


2019

Junho e julho - Belo Horizonte é uma das sedes da Copa América e recebe cinco jogos, entre eles a semifinal entre Brasil e Argentina.

8 de dezembro - Cruzeiro perde para o Palmeiras e é rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

2020

26 de julho - Futebol fica parado por quatro meses devido à pandemia do coronavírus e Cruzeiro e URT fazem o primeiro jogo no local após a paralisação, mas com portões fechados.

2021

5 de dezembro - Atlético acaba com o jejum de 50 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro e ergue a taça no Mineirão após a vitória sobre o Bragantino por 4 a 3.


12 de dezembro - Na semana seguinte, Galo faz 4 a 0 no Athletico-PR, no Mineirão, e abre caminho para a conquista de sua segunda Copa do Brasil, que seria confirmada na quarta, dia 8, em Curitiba.

2022

8 de novembro - Cruzeiro se despede da Série B após três anos com o título do torneio e ergue a taça no Mineirão ao vencer o CSA por 3 a 2.

13 de novembro - Milton Nascimento se despede dos palcos em uma apresentação histórica no Mineirão.

2025

15 de março - Atlético volta a conquistar um hexacampeonato após superar o América na decisão e repete feito de 1983.