O Atlético tem uma história de muitas conquistas e de jogos inesquecíveis no Mineirão, palco fundamental para empurrar o Galo para títulos. Mandante no estádio da inauguração até os dias atuais, mesmo com a construção da Arena MRV, o Atlético tem partidas e mais partidas para serem lembradas na Pampulha. Relembre dez delas.
A conquista mais importante da história do clube foi concretizada no Mineirão - e com muita emoção. O Galo tinha perdido o jogo de ida da final da Libertadores por 2 a 0 no Paraguai e, com um gol no fim, de Leonardo Silva, fez o 2 a 0 que mandou o jogo para a prorrogação. O Galo confirmaria o título nos pênaltis. No tempo normal, Jô havia feito o outro gol alvinegro.
De todos os títulos nacionais conquistados pelo Atlético, apenas um teve o último jogo no Mineirão. E foi exatamente contra o seu maior rival, na única decisão mineira de um torneio nacional. No jogo de ida, o Galo fez 2 a 0 no Independência e, na volta, com um gol de Diego Tardelli, sacramentou a conquista de sua primeira Copa do Brasil.
Clique aqui e confira o especial "Mineirão 60 anos"
O primeiro título brasileiro do Atlético foi conquistado no Maracanã, contra o Botafogo, mas uma semana antes o Galo venceu o São Paulo por 1 a 0, com gol de Oldair, no Mineirão, resultado importantíssimo para encaminhar a conquista do triangular que definiu o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Demorou 50 anos para o Galo voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro, o que seria confirmado no dia 2 de dezembro, em Salvador. Mas, dias antes, diante de um Mineirão lotado, o time fez 2 a 1 no Fluminense, com gols de Hulk. A torcida entendeu ali que o título já estava nas mãos e fez uma grande festa na Pampulha.
Jogo que marcava as comemorações do quarto ano do Mineirão e que teve o Galo com a camisa da Federação Mineira de Futebol - lembrando que jogadores alvinegros usaram a camisa atleticana por baixo. Empurrado pela torcida, o Atlético fez 2 a 1, com gols de Amauri Horta e Dario, contra um de Pelé, que comandava a seleção que venceria, em junho do ano seguinte, basicamente com a mesma equipe, a Copa do Mundo do México.
Um ano depois de conquistar a Copa Libertadores, o Galo voltou a levantar uma taça internacional inédita no Mineirão. O Atlético venceu o jogo de ida na Argentina e ficou atrás do placar no Mineirão duas vezes antes de confirmar a vitória e o troféu. O Lanús ainda fez dois gols contra na partida. Diego Tardelli e Maicosuel marcaram os outros tentos alvinegros.
Novamente com o Lanús no meio do caminho, o Atlético confirmou a conquista de sua segunda Copa Conmebol - foi a primeira conquista internacional oficial do Galo no Mineirão, já que a Conmebol de 1992 foi confirmada no Paraguai. Nesta partida, Jorginho, destaque do Galo no torneio, marcou o gol alvinegro. Na ida, na Argentina, 4 a 1 para o Atlético.
O Atlético ganhou seu primeiro título internacional em 1992, quando conquistou a primeira edição da Copa Conmebol. A taça foi erguida no Paraguai, no jogo de volta contra o Olimpia, mas o Mineirão exerceu um papel fundamental na campanha atleticana. No jogo de ida da final, 2 a 0, gols de Negrini, e um grande passo para o título.
Jogo emblemático para uma geração de jogadores e torcedores do Atlético, a partida valeu o título estadual de 1976, quebrando uma série de quatro conquistas seguidas do Cruzeiro e lançando atletas como Reinaldo e Marcelo, autores dos gols, além de Toninho Cerezo e Paulo Isidoro, jogadores que ajudariam o clube a dominar o futebol mineiro a partir do fim daquela década.
O ano de 2021 foi dos sonhos para a torcida atleticana, que comemorou o Brasileirão no dia 2 e, dez dias depois, encaminhou a conquista da Copa do Brasil com uma bela atuação e uma goleada em cima do Furacão no jogo de ida, com gols de Hulk, Keno e Vargas (2). A volta, em Curitiba, três dias depois, serviu para ratificar a conquista.