O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cozinhando com Dênio Henrique

Faça uma rabanada!

Super Notícia buscou os ensinamentos de um chef para você brilhar no Natal

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Dênio Henrique tem 32 anos
PUBLICADO EM 20/12/18 - 03h00

A Ceia de Natal já está aí. Na próxima segunda-feira à noite, várias famílias brasileiras vão se reunir para uma das mais bonitas tradições. E, para te ajudar nos preparativos, o jornal Super Notícia convidou o chef Dênio Henrique para ensinar um dos mais gostosos pratos desta época do ano: a rabanada.

“Escolhi ensinar a rabanada por ser uma receita versátil, podendo ser servida no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo como sobremesa se acompanhada de sorvete”, disse o convidado da vez.

A iguaria, que serve até cinco pessoas, faz parte do cardápio de fim de ano do chef e, segundo ele, tem uma relação afetiva com sua trajetória. Isso porque ele cresceu vendo a mãe e as tias preparando o prato.

“Fazemos a rabanada para comer com todos à mesa. Vai ficando pronto, e a família já vai comendo”, revela Dênio Henrique, que, além da rabanada, manda muito bem nos panetones, que são tradicionais.

Dica do chef

Tradicionalmente, as rabanadas são fritas, Porém, Dênio Henrique tem uma dica: é possível assá-las. Basta colocá-las, após banhá-las em leite e nos ovos, em uma forma e levar ao forno.

Rock and roll

Apesar da maestria com que cozinha, Dênio Henrique lembra que queria mesmo era ser um astro do rock. A sua escolha mudou ao perceber que mandava muito melhor com as panelas.

Projeto

Atualmente, Dênio Henrique não apenas cozinha. Ele está à frente da Deguste Pães Especiais e Cursos, uma padaria artesanal localizada na rua Conde D’Eu, 794, Vera cruz, em Belo Horizonte. Vale a pena conhecer!

 

Rabanada tradicional

INGREDIENTES

6 pães amanhecidos

4 ovos

1 xícara de açúcar refinado

1 colher (chá) de canela em pó

1 litro de óleo

Leite aromatizado

500 mL de leite integral

150 mL de leite condensado

1/2 raspa de laranja

1/2 raspa de limão

1 unidade de canela em pau

1 pitada de noz-moscada

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

Em fogo médio, misture o leite, a canela, o leite condensado, a noz-moscada e as raspas de laranja e limão. Coloque uma pitada de sal e deixe ferver. Depois, retire a canela da mistura. Leve para a geladeira o leite aromatizado e a baunilha. Enquanto isso, prepare os pães, fatiando-os em aproximadamente dois centímetros. Na sequência, mergulhe, sem encharcar, o pão no leite aromatizado. Quebre os ovos em um prato e bata com um garfo. Em seguida, passe as fatias cortadas nos ovos e frite-as em óleo bem quente até que a rabanada esteja dourada. Seque levemente com um papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Por fim, misture o açúcar e a canela em um recipiente e passe a rabanada nessa mistura.

O que achou deste artigo?
Fechar

Cozinhando com Dênio Henrique

Faça uma rabanada!
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter