Uma das novidades em meio às obras da Rua Sapucaí, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, o bar Tabaiares (Tabaiares, 73) se consolidou como alternativa neste período de mudança. Com funcionamento de segunda a segunda, almoço todos os dias e música ao vivo - com destaque para o Choro aos sábados - o empreendimento é irmão do Bar Sapucaí, temporariamente fechado para a revitalização da via.

O engenheiro civil Filipe Iannarelli aprovou o novo local do Botequim, que manteve o cardápio já conhecido, mas trouxe também novidades. "A cozinha sem dúvida é um dos destaques, para uma pessoa como eu, que gosta de sair sempre com amigos, a variedade oferecida agrada e tem preço justo", comenta. 

Porção de Ancho Maturado, a partir de 71,90

O empresário Alfredo Lanna, proprietário do Botequim, destaca que está otimista com a nova Sapucaí e ressalta o movimento e aprovação do público mesmo com o espaço liberado parcialmente, antes da conclusão. “As obras pelas quais não só a Sapucaí vem passando, mas também toda a região central de Belo Horizonte, contribuirão, sobretudo, para valorizar o hipercentro da cidade, área que concentra a maior malha viária do município e o maior trânsito de pessoas. Logo, as melhorias [na região] irão beneficiar uma grande parcela da população, que passa por esses espaços, seja para trabalhar, se divertir”, enfatiza o empresário que também é arquiteto e urbanista.

Menina Veneno, a partir de 32,90

Para o empresário, a revitalização deve contribuir para aumentar o faturamento em pelo menos 30% em relação às receitas registradas atualmente. Sobre o Tabaiares, Alfredo agradece a aprovação do público. “Trata-se de um espaço maior, aberto, para acomodar principalmente o nosso público do almoço, muito cativo”. O horário de funcionamento também segue o mesmo, às segundas-feiras, das 11h30 às 15h; entre terça a quinta-feira, das 11h30 às 0h; sexta e sábado, até 1h; e aos domingos, das 11h30 às 21h. 

Nova Sapucaí

A “nova Sapucaí” é um projeto executado pela Conata Engenharia, que venceu a licitação da prefeitura. A ideia é valorizar o corredor cultural e gastronômico que nasceu espontaneamente na rua, com destaque para a vista do mural de grafites belo-horizontinos. Para isso, o trânsito será fechado totalmente para veículos, mudança que já foi testada pela PBH em um teste de impactos no trânsito no mês de maio.

O projeto de qualificação da rua Sapucaí prevê, além do fechamento total da rua para veículos, a instalação de equipamentos urbanos, como jardins, mesas e cadeiras, banheiros públicos, quiosques e uma arquibancada para apreciação da vista. Também está na proposta a implantação de uma ciclovia.