IGUARIA MINEIRA

Sexta edição do Festival do Queijo Artesanal espera milhares de visitantes no Expominas em junho

Além de apresentar a variedade dos queijos artesanais de Minas para o público, o evento tem como proposta valorizar o trabalho de pequenos produtores

Por O TEMPO Economia
Publicado em 22 de maio de 2024 | 09:00
 
 
 

Belo Horizonte vai receber no próximo mês a 6ª edição do ‘Festival do Queijo Artesanal de Minas’. A festividade enaltece um dos principais símbolos gastronômicos e culturais do estado e que movimenta cerca de R$ 6 bilhões anualmente, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

O evento, realizado pelo Sistema Faemg Senar e o Sebrae Minas, acontece de 13 a 15 de junho, no Expominas, localizado na avenida Amazonas, 6020, bairro Gameleira. O festival, que tem entrada gratuita, vai contar com diversas atividades como seminários, oficinas, palestras, votação popular do melhor queijo, Agenda de Relacionamento e feira de produtos da agroindústria mineira.

Neste ano serão 40 expositores, o maior volume desde a primeira edição do evento. Entre eles estão representantes de diversos segmentos como: azeites, mel, cachaças, doces, vinhos e cafés. Em 2023, mais de 21 mil pessoas passaram pelo festival, que comercializou cerca de quatro toneladas de queijo durante o período de realização.

“Há seis anos o festival tem atraído a atenção de visitantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países, interessados em conhecer a diversidade e a qualidade dos queijos artesanais produzidos em Minas Gerais. Mais que um evento gastronômico, também tem se tornado uma verdadeira vitrine para promover nossa cultura e nossas origens, gerando novas oportunidades de negócios e aumentando a renda de pequenos produtores mineiros”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva

A sexta edição do ‘Festival do Queijo Artesanal de Minas’ acontece simultaneamente à ‘Megaleite 2024’ - considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina -,  realizada de 11 a 15 de junho, também no Expominas.

Regiões

Uma novidade desse ano é a inclusão da Serra Geral, no Norte do estado, que produz diversos tipos de queijos e será representada pelos produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA) da região. Somam-se a ela as dez regiões tradicionais na produção desse tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

Essas localidades produzem o mesmo tipo de queijo, mas possuem o seu "saber fazer" específico. Cada origem dá ao queijo uma identidade própria, de acordo com as características humanas, culturais e naturais do local onde é fabricado. Todos são produzidos a partir de leite de vaca cru, com leite procedente da mesma propriedade onde fica a queijaria.

Além do QMA, o evento conta com mais dois tipos de queijos artesanais: Alagoa e Mantiqueira de Minas, totalizando 13 participantes.

Cozinha show

Entre as atrações para o público durante o evento, está a ‘Cozinha Show’, em que o público poderá participar e acompanhar o processo de criação de diversos pratos feitos pelos professores do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac), escola de padrão internacional assinada pelo chef mineiro Léo Paixão.

A proposta principal é a elaboração de pratos à base de itens artesanais de Minas. Além do queijo, estrela do festival, também serão utilizados outros produtos mineiros como azeites, vinhos, mel, cachaças e doces.

Seminário

Produtores de queijo terão ainda a oportunidade de participar do ‘Seminário Técnico do Queijo Artesanal’. O objetivo é oferecer capacitação técnica tanto para produtores quanto técnicos das instituições que atuam junto ao produtor, como o próprio Sebrae, o Sistema Faemg Senar, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura, IMA, Emater, Epamig, entre outras.

Uma das pautas técnicas deste ano, encabeçada pelo Sistema Faemg Senar, será o ‘Encontro das Mulheres do Queijo’ - incluindo produtoras, técnicas, pesquisadoras ou outras atuantes nessa área. O foco será valorizar e reconhecer a importância do empreendedorismo feminino nessa cadeia.

Serviço

6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas 
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte)  
Data e horário: 13 e 14 de junho - das 12h às 22h / 15 de junho - das 10h às 22h 

Mais informações e vendas de ingressos: www.festivalqam.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!