Redondinho mais famoso de Minas Gerais, eleito a 10ª melhor comida do continente americano por um ranking elaborado pelo Taste Atlas, plataforma internacional de avaliação de pratos, o pão de queijo é a estrela principal de uma casa que acaba de ser inaugurada na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Idealizada pelos irmãos e empresários Yuri Villela e Larissa Albuquerque, a Soul de Queijo (rua Antônio de Albuquerque, nº 892) tem espaço para 50 lugares. Por lá, os clientes vão encontrar versões preparadas com a tradição do estado e influências gastronômicas do mundo afora.
Larissa Albuquerque afirma, por exemplo, que o pão de queijo de gorgonzola, uma das estrelas do cardápio, não é meramente recheado com o famoso queijo verde azulado. A iguaria integra a composição da massa. A casa oferece ainda as versões provolone, multigrãos, vegano, torresmo, chocolate, goiabada e doce de leite, com a unidade a partir de R$ 7.
“Eu costumo dizer que o nosso pão de queijo não é ‘com’, mas ‘de’ torresmo. A alma e a massa dele tem sabor de torresmo. No nosso processo de produção não utilizamos nenhum tipo de essência ou corante. O cliente vai experimentar o sabor real [do queijo e dessas delícias]”, conta revelando que outras variedades, entre eles o Real e o Gruyère, devem passar a fazer parte do menu, em breve. “Acabamos de inaugurar, mas temos, pelo menos, cinco novos sabores para lançar no próximo ano”, explica a empresária, que é chef de cozinha, formada pela renomada Le Cordon Bleu do México há 10 anos.
Sanduíches
Além dos pães de queijo feitos com diferentes tipos presentes no estado, o cardápio da Soul de Queijo conta com outro produto original, criado pela Chef Larissa Albuquerque, e que tem chamado a atenção e conquista quem o conhece: o Bubble Cheese, uma espécie de waffle de pão de queijo, que ao invés de quadradinhos, é composto de bolhas que podem ser recheadas com requeijão, cheddar, cream cheese, creme de alho, goiabada, doce de leite, Nutella e frutas vermelhas.
A iguaria também é vendida em formato de sanduíche, com massa levinha e crocante, nos sabores caprese, peito de peru, brie com pera gratinada, carne seca com catupiry, italiano e cogumelos frescos. “Essa, também, é uma nova forma de se comer o pão de queijo para além da versão tradicional”, destaca Villela.
Além das fronteiras
E os planos da dupla de empreendedores para fazer com que o pão de queijo Made in Minas ultrapasse as fronteiras estaduais e quiçá nacionais, são ambiciosos. Yuri revela que uma das estratégias da marca recém-lançada é ingressar no modelo de franquias. A meta definida, já nos próximos seis meses, é validar o produto junto ao público mineiro.
“Passada essa etapa, e com a validação do negócio, vamos contar com o trabalho de um gerente especializado em expansão de franquias, vindo de São Paulo, para fazer uma busca ativa por franqueados. Esperamos atingir, pelo menos, 10 franquias até o final de 2026, espalhadas pelo Brasil”.
Yuri também destaca que um dos pontos fortes do negócio, capaz de gerar boas perspectivas para um futuro promissor da empresa, é a parceria com fornecedores renomados, fruto do relacionamento construído no bufê familiar. “Sempre nos preocupamos em trabalhar com marcas e parceiros de qualidade. Nosso fornecedor de queijo, por exemplo, é da Serra da Canastra, região com know how indiscutível na produção queijeira”. A seleção criteriosa dos empresários não se limita apenas aos fornecedores de queijos. Villela reforça que a qualidade é condição essencial para todos os insumos que chegam ao estoque da empresa, de modo que eles sejam sempre fiéis ao propósito de evidenciar as riquezas culinárias de Minas.
Soul de Queijo
Rua Antônio de Albuquerque, 892 – Savassi
Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 21h30
@souldequeijo