Desde 2015, restaurante Quintonil, do chef Jorge Vallejo e Alejandra Flores, responsável pelo salão do restaurante e pela hospitalidade dos clientes, está na lista dos Latin America's 50 Best Restaurants, onde atualmente ocupa a 9ª posição mundial. O endereço, que fica na Cidade do México, é uma combinação contempoânea de excelentes produtos locais e execução criativa dos pratos. Neste ano, o endereço também recebeu duas estrelas Michelin.
Vale lembrar que Quintonil também é o nome de uma erva comestível nativa de Oaxaca e muito presente na gastronomia da América Central.
O menu-degustação está em constante mudança e revela delícias como o tartar de abacate tostado com escamoles, que são larvas de uma formiga enorme, que tem de 2 a 3 centímetros. Na hora de servir, os escamoles mexicanos são consumidos com a clássica tortilla de milho. Outra iguaria foi um peixe robalo servido com marinada de grilo e feijão verde. Já na sobremesa, destaque para a tarta de panna cotta de mamey, que é uma fruta típica de alguns países da América Latina, como o México, é tem uma textura muito parecida com a do mamão.
O endereço tem como propósito o resgate de ingredientes típicos e frescos mexicanos que foram deixados de lado, e, hoje revelam sabores surpreendentes em preparações contemporâneas.O cardápio celebra o México, feito não só com ingredientes típicos locais, mas, também, com uma união cos agricultores, pescadores, criadores e todos os produtores que fazem com que as receitas do Quintonil respeitem à sazonalidade ocupem essa posição de destaque no mundo.
Quintonil
Newton 55, Polanco
Ciudad de México