O Parque do Palácio será palco de um fim de semana que promete celebrar a rica tradição alimentar de Minas Gerais com um olhar voltado para o futuro. O projeto “De Pão & Queijo – Arte, Sabores e Modos de Fazer” propõe uma imersão na interseção entre cozinha, arte e tecnologia.
Idealizado pelo gestor cultural Aluizer Malab, o projeto parte de um símbolo da identidade mineira – o pão de queijo – para explorar o território dos afetos e da inovação. “Queremos mostrar que nossa gastronomia é viva, pulsante, e tem espaço para se conectar com linguagens contemporâneas, como a arte digital e a sustentabilidade”, afirma Malab.
Programação
Um dos destaques da programação é a Feira de Sabores, com estandes de pães artesanais, queijos premiados, doces, cafés especiais, vinhos, azeites, chás, destilados e cervejas artesanais. A curadoria traz produtores de diversas regiões de Minas, exaltando os diferentes terroirs do estado.
Nomes consagrados da gastronomia mineira também marcam presença, como Flávio Trombino (Xapuri), Chef Helvécio Maciel com sua cozinha de fogo, Henrique Gilberto (Forno da Saudade), Caio Soter (Bar Pirex), André Prates (Coal), além de iniciativas como a Pão de Queijaria, a cervejaria Krug Bier, a Rota do Queijo e o Café Magrí de Marília Balzani.
O evento contará com cozinhas-show, degustações guiadas, harmonizações com vinhos, azeites e cafés, além de rodas de saberes com mestres queijeiros e especialistas do setor.
No primeiro andar do Palácio, a designer Mary Arantes (Mary Design) assina a curadoria do Salão das Artes, espaço dedicado ao artesanato brasileiro, design, moda e objetos utilitários para cozinha e casa. O ambiente propõe um diálogo sensorial entre arte, paisagem e comida, com peças em cerâmica, madeira, têxteis e mobiliário afetivo.
Música
Entre os nomes confirmados estão os violonistas Juarez Moreira, Thiago Delegado e Khadhu Capanema, além das bandas No Label, Velvet, Jurassic e os DJs Motoca e Bruna Castro, que trazem sonoridades contemporâneas e eletrônicas.
Complementando a programação, o projeto integra também o Festival Convergência propõe um mergulho nas tecnologias imersivas e interativas, como realidade aumentada, instalações multissensoriais, música eletrônica experimental e ações inclusivas focadas em inovação, ESG e pertencimento.Oficinas de formação, ativações digitais e experiências acessíveis fazem parte da agenda, que busca explorar o encontro entre cultura, natureza e tecnologia.
De Pão & Queijo – Arte, Sabores e Modos de Fazer
Datas: 15 e 16 de agosto de 2025
Horário: Das 9h às 22h
Local: Parque do Palácio – Prof. Djalma Guimarães, 161 – Portaria 2, Belo Horizonte
Quanto: Vendas pelo Sympla à R$ 60 (inteira)
Classificação: Livre