Nos últimos anos, a preocupação com a saúde e o bem-estar deixou de ser uma tendência para se tornar parte do estilo de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. O reflexo desse comportamento aparece nos números: entre 2020 e 2022, o mercado de bem-estar cresceu 12% e movimentou impressionantes US$5,6 trilhões, segundo o relatório A Economia Global do Bem-Estar, do Global Wellness Institute (GWI). No Brasil, o segmento gerou cerca de 96 bilhões de dólares no mesmo período, posicionando o país entre os 15 maiores consumidores do mundo — ocupando o 12º lugar do ranking.
Em Belo Horizonte, o restaurante Dal Grano e o Hotel Quality Pampulha, estão entre as empresas que se adaptaram para atender essas escolhas cotidianas. A proposta dos locais vai além da boa gastronomia e hospedagem: é agregar valor ao oferecer versatilidade e acolhimento às diferentes necessidades alimentares, além de estimular a adoção de bons hábitos mesmo fora de casa.
Para atender quem segue dietas restritivas — seja por questões de saúde, ética ou estilo de vida —, o Dal Grano disponibiliza um canal de comunicação direta com o Chef e equipe, que podem realizar adaptações personalizadas em pratos já presentes no menu. Ingredientes são substituídos ou ajustados conforme a disponibilidade na casa, com opções como bolos sem glúten e lactose, por exemplo.
Outro diferencial que reforça esse cuidado é a chamada “Estação Saúde”, presente no café da manhã do restaurante. Nela, os clientes encontram sementes funcionais, como chia e linhaça, além de suplementos alimentares como Whey Protein e Creatina — ideais para atletas e pessoas com restrição ao consumo de proteína animal.
O horário de funcionamento do restaurante é das 6h às 23h, de segunda a domingo, na avenida Presidente Antônio Carlos, 7456 - Pampulha - Belo Horizonte.